Bruno Covas piora e quadro de saúde é considerado irreversível, informam os médicos

 
Internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para dar sequência ao tratamento contra um câncer na cárdia, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas teve o quadro de saúde agravado nesta sexta-feira (14). De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o quadro é irreversível.

O boletim informa que Covas vem “recebendo medicamentos analgésicos e sedativos” e “o quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica”. O prefeito paulistano está no quarto e acompanhado por familiares.

Na internação anterior, em abril, Covas permaneceu 12 dias no hospital, quando exames apontaram metástase dos tumores, originados no sistema digestivo, tendo atingido o fígado e os ossos. Bruno teve alta no dia 27 de abril, mas voltou a ser internado dias depois.

Bruno Covas está em tratamento desde 2019, quando foi constatada a doença, e evitou se afastar das funções de prefeito da maior cidade brasileira.

Em 2 de maio, o prefeito decidiu se licenciar por 30 dias da Prefeitura de São Paulo para dar sequência ao tratamento. O executivo municipal passou a ser comandado interinamente pelo vice Ricardo Nunes (MDB).

 
Após o pedido de licença, Covas foi internado para a realização de exames de rotina, com o objetivo de continuar o tratamento quimioterápico e imunoterápico. Durante os exames foi detectado um sangramento no local do tumor inicial. Em função da intercorrência, os médicos decidiram intubar o prefeito.

Na ocasião, os médicos explicaram que optaram pela intubação para proteger as vias aéreas de Covas e evitar eventual laceração durante a endoscopia, procedimento utilizado para estancar o sangramento.

Nesta sexta-feira, após a divulgação do boletim médico, o clima na sede da Prefeitura de São Paulo era de profunda consternação, com secretários municipais e assessores se abraçando e chorando muito.

Jornalistas de vários veículos de comunicação estão em frente ao Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade, aguardando novas informações.

Nota do Hospital Sírio-Libanês

“O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares.

Ele está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.”

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.