CPI da Covid: representante da Davati Medical desmente PM bolsonarista sobre acusação contra Luís Miranda

 
O empresário Cristiano Alberto Carvalho, representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, disse ao jornal “O Globo” que o policial militar mineiro Luiz Paulo Dominghetti Pereira, “quer aparecer”.

A afirmação foi feita após Carvalho negar que o áudio apresentado pelo “atravessador de vacinas” na CPI da Covid, que funciona no Senado Federal, refere-se a uma tratativa do deputado federal Luís Cláudio Miranda (DEM-DF) para negociação de vacinas, como o Dominghetti alegou.

Cristiano disse ao jornal carioca que a mensagem se trata “sobre os negócios dele [Luís Miranda] nos EUA”. Disse, também, que o áudio citado durante o depoimento à CPI não tem qualquer relação com a Davati Medical.

Na gravação apresentada, segundo Dominghetti, o parlamentar tentava intermediar a compra de vacinas contra a Covid-19. A mensagem, no entanto, não é clara sobre o que era tratado. O deputado, por sua vez, afirmou que o áudio é antigo – setembro de 2020 – e se refere à negociação de luvas cirúrgicas.

 
A exibição do áudio causou bate-boca entre senadores da oposição e da tropa de choque do governo Bolsonaro. Diante do falso testemunho de Dominghetti, o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), solicitou ao colega Omar Aziz que determinasse a apreensão do celular do depoente, o que acabou acontecendo. O equipamento será periciado.

No contraponto, os senadores governistas pediram ao presidente da CPI que o telefone celular de Luís Miranda também fosse apreendido. Aziz negou o pedido.

Logo após o início do depoimento de Dominghetti, senadores suspeitaram que o depoente era “testemunha plantada” pelo governo para esvaziar a denúncia feita pelo deputado federal Luís Cláudio Miranda e seu irmão, Luís Ricardo (servidor do Ministério da Saúde), que em 20 de março informaram ao presidente Jair Bolsonaro a existência de esquema de corrupção em processos para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

Como informou o UCHO.INFO em matéria anterior, o escândalo envolvendo a Davati Medical pode suscitar a abertura de ação penal nos Estados Unidos, onde a empresa está sediada, já que a “Foreign Corrupt Practices Act” (Lei de Práticas de Corrupção no Exterior) prevê pena de prisão a cidadãos americanos ou residentes no país que subornarem (ou tentarem) autoridades no exterior.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.