Parabéns ao UCHO.INFO e a crise política no Brasil

(*) Gisele Leite

Primeiramente, cumpre parabenizar Ucho Haddad pelas duas décadas de jornalismo e informação, o que vem fortalecer nossa cidadania e, ainda, nossa pobre e frágil democracia. Todo o empenho serve de estímulo a todos, principalmente, aqueles que acreditam na verdade e, desejam dias melhores para nosso país.

A bandeira anticorrupção desfraldada por Bolsonaro durante toda a campanha de 2018 já não mais tem significado, tanto que segundo recente pesquisa do Datafolha, cerca de setenta por cento dos entrevistados avalia que existe corrupção no governo federal, em particular, no Ministério da Saúde. E, sessenta e quatro por cento acreditam piamente que o atual Presidente da República tinha pleno conhecimento disso.

Mas, desde que ficou refém do Centrão para governar, tal consequência era mesmo muito previsível. Aliás, o único grupo em que não vige a predominante visão sobre a existência de corrupção é o dos empresários. Embora que a metade destes, acredite haver irregularidades, e quarenta e oito por cento discordam, o que acena para um empate técnico, levando em consideração a margem de erro.

Outro dado da pesquisa, aponta que cerca de cinquenta e quatro por cento desejam o impeachment do atual Presidente, de acordo com a Folha de São Paulo. Mas, infelizmente, não há tempo hábil para tanto. O que se espera, é o fim desse governo e, sua possível não reeleição.

Mas, paira no ar, a ameaça de Golpe de Estado, principalmente, porque há a insistência de se retornar ao voto impresso. Depois da escatologia verborrágica do atual Presidente da República, há visíveis sinais de cansaço e, comenta-se, até insônia, pois o referido Chefe da Nação enviar ao longo das madrugadas várias mensagens aos seus grupos.

Outro detalhe ignóbil é o clima tenso de confronto existente entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Aliás, o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco afirmou que não aceitaria retrocessos à democracia e, ainda, classificou como inimigo da nação, quem tentasse algo parecido.

O Presidente do TSE, Ministro Luiz Roberto Barroso tem sido repetidamente ofendido por Bolsonaro e, afirmou que as tentativas de impedir as eleições correspondem ao crime de responsabilidade.

Até mesmo o Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira censurou as manifestações políticas de militares e seus intentos antidemocráticos. Não bastasse a crise sanitária, a crise econômica, a pira está acesa e há, igualmente, uma forte crise política.

Enquanto isto, a CPI da Pandemia em seu espetáculo pirotécnico tenta investigar as possíveis fraudes na compra de vacinas e, tenta igualmente obter um organograma que mostre a cadeia de comando. São investigados, ex-ministros, ministros, aliados do governo e até os filhos do atual Presidente da República.

Com a abertura da vaga no STF por conta da aposentadoria de Marco Aurélio, o terrivelmente evangélico, o Dr. André Mendonça ajustou seu discurso de forma agradar os senadores, que deverão aprovar a indicação bolsonariana. Já em campanha, o indicado apelou para o Presidente da CPI, Omar Aziz, visto atualmente como inimigo pelo governo.

Nesse cenário dantesco, torna-se essencial ao cidadão e ao país o desempenho de Ucho.Info para informar e conscientizar de que o país é, sobretudo, feito por nós, e sim, podemos assumir as rédeas para que possamos superar esse mau momento do Brasil. É um bálsamo de esperança, num mar de verborragia feia e deselegante. Parabéns, a todos que integram o time.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.