Ministro britânico pede desculpas por criticar quem se “acovarda” diante do novo coronavírus

 
O ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, pediu desculpas neste domingo (25) por declaração publicada no Twitter em que ele pedia aos britânicos para não “se acovardarem” diante do novo coronavírus.

Alvo de uma enxurrada de críticas, Javid retratou-se em nova postagem na rede social, afirmando que fez “uma escolha errada de palavras” e que o tuíte foi apagado.

“Apaguei um tuíte no qual usei o termo ‘acovardar-se’. Eu estava expressando minha gratidão pelo fato de as vacinas nos terem permitido recuperar como sociedade, mas fiz a escolha errada das palavras e peço sinceras desculpas. Como muitos, eu perdi entes queridos para este vírus horrível e nunca minimizaria seu impacto”, escreveu o ministro no Twitter.

A postagem original foi feita no sábado (24) para anunciar que ele havia se recuperado da Covid-19 uma semana após ter recebido o diagnóstico. O político tomou as duas doses da vacina contra o vírus.

“Recuperação completa da Covid uma semana após testar positivo. Sintomas foram muito leves, graças às incríveis vacinas. Por favor – se você ainda não o fez – tome sua dose, enquanto nós aprendemos a viver com esse vírus, em vez de se acovardar dele”, escreveu Javid.

 
O ministro foi criticado e acusado de insensibilidade por usar o termo “acovardar-se” (cower, em inglês) enquanto dezenas de milhares de pessoas morreram no Reino Unido em decorrência da Covid-19, e muitos ainda tentam se proteger de infecções.

Políticos, associações de afetados pela Covid-19 e a imprensa se voltaram contra Javid, que tomou posse há apenas um mês. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Matt Hancock, que violou as restrições sociais contra a pandemia com a amante.

Angela Rayner, vice-líder do Partido Trabalhista, foi uma das parlamentares do partido da oposição que criticaram a escolha de palavras de Javid. “127 mil pessoas morreram com este vírus, das quais dezenas de milhares ainda estariam aqui se não fosse pelas falhas catastróficas do seu governo”, escreveu ela no Twitter. “Então como você ousa criticar as pessoas por tentarem manter a si mesmas e suas famílias seguras?”

O Reino Unido enfrenta atualmente uma nova onda de Covid-19, em meio à chegada da variante delta, altamente contagiosa. Mortes e hospitalizações estão em alta, embora em taxas muito mais lentas do que as ondas anteriores, principalmente devido a uma campanha de vacinação bem-sucedida.

O país é um dos mais afetados pela pandemia em todo o planeta. Ao todo, soma mais de 5,7 milhões de casos de infecção e 129 mil mortes decorrentes da Covid-19ao vírus, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins divulgados neste domingo. Quase 70% da população adulta no país já receberam duas doses da vacina. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.