Bruno Fratus conquista medalha de bronze no 50m livre em Tóquio e realiza sonho do pódio olímpico

 
Neste sábado (31) – domingo no Japão –, o nadador brasileiro Bruno Fratus realizou o sonho de conquistar uma medalha olímpica. Fratus terminou em terceiro na prova dos 50m livre nos Jogos de Tóquio com o tempo de 21s57. O ouro ficou com o norte-americano Caeleb Dressel, novo recordista olímpico, com 21s07, batendo a marca de 21s30 que era de Cesar Cielo desde Jogos de Pequim (2008). O francês Florent Manaudou terminou a prova em segundo, com 21s55.

Com a medalha, Fratus é principal destaque da natação brasileira na atualidade e um dos maiores velocistas do planeta. Nos últimos anos, ele vinha se mantendo regularmente entre os mais rápidos. Bruno soma três pódios na prova dos 50m livre em Campeonatos Mundiais em piscina longa. Medalha de bronze em 2015, em Kazan, medalha de prata em Budapeste (2017) e Gwangju (2019).

Na capital japonesa, Fratus disputou sua terceira final olímpica nos 50m livre. Nos Jogos de Londres (2012), foi o quarto colocado, nos Jogos do Rio de janeiro (2016), o sexto.

Bruno Fratus comemorou o pódio com um grito. “Estava entalado desde 2011, quando disputei meu primeiro Mundial. Depois teve o Rio-2016 principalmente, foi um grito de ‘finalmente’, finalmente medalhista olímpico, finalmente realizei o meu sonho, que começou quando eu tinha 11 anos”, disse o brasileiro, em entrevista ao SporTV.

 
O nadador brasileiro destacou a participação da mulher, a ex-nadadora olímpica Michelle Lenhardt, que também é sua treinadora. “Eu não teria sido medalhista sem o suporte, o amor, a amizade e a torcida e de todo mundo que está até agora do meu lado. Eu não teria sido medalhista também sem a palavra de quem duvidou também. Essa é para vocês também”, declarou o novo medalhista brasileiro.

“Eu estou há uma semana com dificuldade para dormir, muito nervoso. Não tem jeito. A Michelle falou para mim antes de entrar no balizamento: ‘eu te amo’ e ‘vai ser feliz’. E foi isso o que pensei a prova inteira: ‘vai ser feliz’”, completou.

Fratus também agradeceu aos pais. “Mãe, eu te amo. Valeu muito a pena ter saído de casa em 2007. Pai, obrigado por me comprar uma passagem só de ida quando eu saí de casa. Obrigado COB, Minas Tênis, muita gente. Fui só um cara que subi no bloco e nadei. Tem centenas de pessoas que estão por trás”.

Foi a segunda medalha da natação brasileira nos Jogos de Tóquio. Antes, Fernando Scheffer faturou o bronze nos 200m livre.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.