Novo Bolsa Família faz piada ao condicionar valores extras a jovens atletas, destaques na ciência e emprego

 
De olho na contínua queda de popularidade, o presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (9), projeto que trata das novas regras do programa Bolsa Família, rebatizado como Auxílio Brasil.

O novo programa prevê aumento de pelo menos 50% no valor do benefício pago às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, podendo chegar a aproximadamente R$ 300 mensais. O presidente da República trava uma queda de braços com a equipe econômica para que o novo valor do benefício seja de R$ 400. Para quem já criticou duramente o Bolsa Família, o presidente Jair Bolsonaro é uma ode ao deboche.

Para viabilizar as mudanças no programa, o governo entregou ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição que trata do parcelamento em até dez anos dos precatórios, dívidas da União com pessoas físicas e jurídicas referendadas pela Justiça e com sentença transitada em julgado. A proposta do governo é um escárnio com aqueles que têm a receber da União e há muito aguardam por isso.

Ademais, a PEC em questão, se aprovada, certamente será alvo de contestação no Supremo Tribunal Federal (STF), já que a inconstitucionalidade de matéria é patente. Além disso, a proposta poderá ser considerada “pedalada fiscal”.

 
Em relação ao Auxílio Brasil, a proposta é marcada por uma visão míope da realidade por parte da equipe econômica, ainda sob o comando de Paulo Guedes, o falso milagreiro que foi apresentado à opinião pública, em 2018, com “Posto Ipiranga”.

O novo programa cria valores extras para famílias com atletas adolescentes, jovens que se destaquem em eventos científicos, além de vale-creche, benefício para produtores rurais e bônus para quem conseguir emprego formal.

A proposta do novo benefício é no mínimo um escárnio, não sem antes ser um atentado à capacidade de raciocínio do cidadão, pois impor condições para o pagamento de valores extras, como os acima mencionados, em um país que não incentiva o esporte, dá as costas à educação pública e não adota políticas que permitam a geração de empregos é prova inconteste de que o governo só privilegia uma minoria, enquanto os miseráveis serão usados para garantir votos.

Tomando por base que o ministro Paulo Guedes disse, em abril passado, que o Fies financiou os estudos universitários do “filho do porteiro do prédio”, o programa “Auxílio Brasil” é mais uma pérola elitista de um governo cujo presidente, enquanto candidato, afirmou ser o único capaz de solucionar os muitos problemas do País.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.