Diagnosticado com Parkinson, José Serra se licencia do Senado por quatro meses para tratamento médico

 
A assessoria do senador José Serra (PSDB-SP) divulgou nota nesta terça-feira (10) informando que o parlamentar se licenciará do cargo pelo período de quatro meses para tratamento médico. O comunicado ressalta que, após avaliações neurológicas na última semana, Serra foi diagnosticado com doença de Parkinson em estágio inicial, o que “requer um período de adaptação à medicação”.

“O parlamentar encontra-se em bom estado de saúde, mas optou pelo afastamento para que seu suplente, José Aníbal, possa assumir, sem deixar a cadeira de senador por São Paulo em vacância durante o período do tratamento experimental. A decisão também evitará eventuais paralisações no andamento dos projetos em favor do país”, afirma a nota.

Em 22 de junho, o senador tucano, de 79 anos, esteve internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, após testar positivo para o novo coronavírus. Mesmo sem apresentar sintomas da Covid-19, Serra cumpriu quarentena no hospital, que identificou uma pneumonia leve. Em 6 de julho, também no Sírio-Libanês, o senador foi submetido a um cateterismo e à colocação de “stent” em uma das artérias do coração. O senador teve alta em 10 de julho.

 
“O senador, que já aprovou 26 projetos na Casa – dos quais, 11 já viraram lei -, e tem mais 47 proposições aguardando votação no Senado e 16 na Câmara, está seguro de que, ao final desse período, retomará suas atividades com toda a disposição e proatividade que vêm pautando sua atuação no Senado desde 2015”, encerra a nota.

Com a licença de Serra, assume o mandato de senador o suplente José Aníbal (PSDB-SP). No período em que José Serra esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores, no governo Temer (MDB), Aníbal também assumiu mandato no Senado.

Nascido em Guajará-Mirim, em Rondônia, o economista José Aníbal Peres de Pontes, de 74 anos, foi presidente do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, secretário estadual de Energia de São Paulo, secretário Estadual de Desenvolvimento e vereador na capital paulista.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.