Cofundador do Talibã retorna a Cabul e negocia formação de governo

 
O cofundador e número dois do Talibã (em árabe significa estudante), Abdul Ghani Baradar, chegou neste sábado (21) a Cabul para definir com outros membros do movimento e líderes políticos a formação do novo governo do Afeganistão.

Uma fonte oficial dos talibãs disse à agência de notícias AFP que Baradar tem agendado um encontro em Cabul com “líderes e políticos jihadistas para estabelecer um governo inclusivo”.

Os líderes talibãs também estão em conversações com importantes personalidades do governo anterior e da oposição, que encabeçam um conselho interino formado em regime de urgência para ajudar na transição de poder no Afeganistão.

À frente da iniciativa, estão o ex-presidente afegão Hamid Karzai; o presidente do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, Abdullah Abdullah, e o líder do partido Hizb-e-Islami e ex-senhor da guerra, Gulbuddin Hekmatyar.

Em entrevista ao canal local Tolo, Hekmatyar afirmou nesta que os encontros formais entre os políticos afegãos e os talibãs começarão quando todos os líderes insurgentes chegarem a Cabul.

Chegada na terça-feira

Baradar regressou ao Afeganistão na terça-feira, dois dias após os talibãs terem assumido o poder em Cabul. O cofundador do Talibã estava no Qatar, onde chefiou o gabinete político do movimento e conduziu as negociações com os Estados Unidos que levaram à retirada das forças estrangeiras do Afeganistão.

 
Na volta ao Afegnistão, Baradar aterrissou na cidade de Kandahar, no sul do país, que foi o epicentro do poder talibã quando o movimento xiita radical esteve no poder pela primeira vez, entre 1996 e 2001.

Situada a cerca de 500 quilômetros a sudoeste da capital, Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão. Foi na província com o mesmo nome que o movimento talibã nasceu no início da década de 1990.

Fundador do Talibã

Abdul Ghani Baradar, 53 anos, é o cofundador do Taleban juntamente com Mohammed Omar, que morreu em 2013 e teve sua morte escondida durante dois anos. Como muitos afegãos, a vida de Baradar foi marcada pela invasão soviética em 1979, que o transformou num “mujahid” (combatente).

Em 2001, após a intervenção dos EUA e a queda do regime talibã, fez parte de um pequeno grupo de insurgentes prontos para um acordo com então governo afegão, uma iniciativa que não deu resultados.

Baradar era o líder militar dos talibãs quando foi preso em 2010, em Karachi, Paquistão, tendo sido libertado em 2018, quando passou a comandar o escritório político do grupo radical islâmico no Qatar. Atualmente, o Taleban é liderado por Haibatullah Akhundzada.

Os talibãs assumiram o poder no Afeganistão com a conquista de Cabul, há uma semana, após ofensiva intensificada em maio, que coincidiu com o início da retirada das forças internacionais do país, após 20 anos. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.