Prêmio Nobel de Medicina vai para descoberta sobre receptores de calor e tato na pele

 
O Prêmio Nobel de Medicina de 2021 foi dado ao americano David Julius (à esquerda na foto) e ao libanês Ardem Patapoutian por suas descobertas relativas a receptores de estímulos de temperatura e contato no corpo humano.

Os dois biólogos moleculares, que moram nos Estados Unidos, foram anunciados como vencedores do prêmio pelo secretário-geral do Comitê da homenagem em Estocolmo, Thomas Perlmann.

Também parte do Comitê, Patrik Ernfors explicou que David Julius, de 65 anos, usou a substância ativa na pimenta malagueta, a capsaicina. O uso da substância que causa ardência o fez identificar sensores dos nervos que fazem a pele reagir ao calor.

Já Ardem Patapoutian descobriu sensores sensíveis à pressão em células que respondem a estímulos mecânicos. De acordo com Ernfors, essas respostas sensoriais “são cruciais para a nossa sobrevivência e portanto uma descoberta muito importante e profunda”.

 
No ano passado, a dupla também dividiu o prestigioso prêmio Kavli de Neurociência.

O Nobel de 2020 foi para três cientistas que descobriram o vírus da hepatite C, que destrói o fígado. A descoberta levou a curas para a doença fatal e à implementação de testes para evitar que o vírus se espalhe em bancos de sangue.

O Prêmio Nobel consiste numa medalha de ouro e 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,14 milhão.

O Nobel de Medicina foi o primeiro a ser entregue este ano. Durante a semana, o Comitê tornará conhecidos os vencedores da homenagem nas categorias Física, Química, Literatura, Paz e Economia. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.