Retomada das aulas presenciais em SP permitirá avaliar estrago causado pela pandemia na rede pública

 
Dezenove meses depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, o governo de São Paulo determinou a retomada das aulas presenciais na próxima segunda-feira (18), tanto nas escolas particulares quanto na rede pública. Muitas escolas particulares voltaram às atividades há alguns meses, mas na rede pública o retorno das aulas presenciais dependerá de cada prefeitura.

De acordo com a regra definida pelo governo, alunos só poderão deixar de frequentar as escolas mediante apresentação de justificativa médica. A partir de 3 de novembro deixará de valer o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes nas salas de aula. Atualmente, a presença dos alunos nas salas de aula é facultativa.

O uso de máscaras continuará obrigatório, assim como álcool em gel e equipamentos de proteção individual para professores e demais funcionários das instituições de ensino.

Com o anúncio da nova medida feito de forma pouco esclarecedora, não há por enquanto detalhes de como se dará o retorno às aulas presenciais nas escolas sem capacidade de manter a distância mínima entre os alunos (1 metro). A partir da próxima semana, 3,5 milhões de estudantes da rede pública voltarão às 5,4 mil escolas em todo o estado.

 
Extremamente preocupante, a questão que se coloca é como minimizar o déficit de aprendizado dos alunos da rede pública. Imaginar que o ensino à distância durante a pandemia produziu os mesmos resultados para estudantes de escolas privadas e públicas é não querer enxergar a dura realidade que há muito emoldura a educação brasileira.

Além disso, a evasão escolar na rede pública será avaliada com a retomada das aulas presenciais. Muitos alunos se viram obrigados a abandonar os estudos para ingressar prematuramente no mercado de trabalho, como forma de ajudar no sustento da família.

Se antes da pandemia do novo coronavírus era grande a disparidade entre o ensino público e o privado, com o advento da Covid-19 a situação piorou sobremaneira. Sendo otimista, esse vácuo educacional será recuperado em uma década ou mais.

Não se pode falar em futuro enquanto o Brasil permanece sobre o palco do “faz de conta”. Autoridades precisam olhar a educação como um investimento absolutamente necessário, não como despesa obrigatória.

A Constituição de 1988, no artigo 205, estabelece: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Até quando durará esse fingimento oficial?

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.