Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, morre aos 84 anos por complicações da Covid-19

 
O general Colin Powell, primeiro secretário de Estado afro-americano dos Estados Unidos (EUA), morreu nesta segunda-feira (18), aos 84 anos, vítima de complicações da Covid-19, informou a família em sua página no Facebook.

“Ele estava totalmente vacinado. Queremos agradecer à equipe médica do Walter Reed National Medical Center pelo tratamento cuidadoso. Perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano”, disse a família de Powell no comunicado.

Como general quatro estrelas do Exército, ele foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo do presidente George H.W. Bush durante a Guerra do Golfo de 1991, quando as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do vizinho Kuwait.

Powell, que era um republicano moderado e pragmático, atuou mais tarde como secretário de Estado do presidente George W. Bush.

 
O general teve papel de destaque em episódios decisivos da recente história militar dos EUA, como a invasão do Panamá (1989), Guerra do Golfo (1990-91) e a “Guerra ao Terror” (2001-presente), sob administrações republicanas. Antes disso ele já havia ocupado o cargo de conselheiro de Segurança Nacional no governo de Ronald Reagan.

Filho de imigrantes jamaicanos e criado no bairro nova-iorquino do Harlem, Powell nasceu em 1937 e entrou para o Exército americano em 1958. Ele serviu na Guerra do Vietnã e chegou a ser condecorado por salvar três militares após a queda de um helicóptero em que o grupo viajava.

Depois de servir no conflito, ele recebeu em 1972 uma bolsa da Casa Branca no “Office of Management and Budget” (OMB) durante o governo de Richard Nixon, entrando em contato pela primeira vez com a política. Nos anos seguintes, ocupou diferentes postos militares na Coreia do Sul e no Pentágono.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.