Negacionistas & oportunistas

(*) Gisele Leite

Os fiéis praticantes de um estilo de sobrevivência supostamente saudável recorrem à desinformação e, ainda, recusam a vacina contra coronavírus e, até mesmo, outras vacinas referentes doenças mais conhecidas.

A corrente antivacina galgou mais de trinta por cento da população norte-americana e, é encarada como um perigo constante no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Muitos que decidiram não se vacinar e estão contaminados por ideologia política e, apesar de não se assumirem como negacionistas, estão sendo alvos prediletos da cultura do cancelamento.

Posto que a exigência de comprovação de vacina e, também de testes negativos para Covid-19 para o acesso de inúmeros lugares, o que incluem o Fórum e demais repartições públicas até eventos culturais e esportivos.

Em Nova York, por exemplo, em hipótese alguma, você tem a liberdade para entrar em restaurante, sem estar devidamente comprovada sua vacinação.

Ao lado dessa questão, há ainda o negacionismo namastê que coloca o debate varrido diretamente para debaixo do tapete de ioga e, mesmo os líderes xiitas da extrema direta e alguns de seus adeptos têm se mostrando constantemente contrários à vacinação. Favoráveis fervorosos da imunidade de gado… Nada mais honesto e prosaico.

O mesmo discurso, curiosamente, encontra respaldo entre os ultraliberais que se autointitulam como “anarcocapitalistas” e, que defendem que o livre mercado é a melhor forma de organizar a sociedade. E, encaram tanto a vacina como o cinto de segurança como meros instrumentos de opressão estatal.

Destaque-se, ainda, que o discurso antivacina não é unânime no mundo da ioga sendo mesmo alvo de severas críticas.

E, refuta-se o argumento da liberdade de escolha pois, afinal, a pandemia é problema coletivo e, avisa que realmente vige distorção. Afinal, a tão almejada liberdade jamais poderá ser contrária ao bem comum. E, a liberdade em relação às fontes que causam sofrimento e dor e, ainda, lança sombra sobre conhecimento humano. Aliás, nenhuma liberdade ainda que corresponda a um direito fundamental é absoluta, pois conhece os contornos necessários para se ter uma vida civilizada.

Lembremos que a ciência mostrou a incontestável eficácia da vacina e quem recusa vacinar-se não está usando de liberdade e, sim, revelando-se como analfabeto funcional que habita uma realidade paralela regada por egoísmo e oportunismo.

Existe consenso científico generalizado de que as vacinas são seguras e efetivas, tanto assim que a Organização Mundial da Saúde caracteriza a hesitação em vacinar uma das maiores ameaças para a saúde mundial.

Infelizmente, os negacionistas se revelam oportunistas ao defender suas ideias e insistirem a ter convívio social. Proponho que sejam eremitas isolados em desertos, ou lugares esmos onde serão inofensivos aos demais seres humanos.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.