Chuva de demissões e queda no mercado brasileiro

(*) Gisele Leite

Com derrubada do teto de gastos do governo federal, com a imposição do Auxílio Brasil na ordem de quatrocentos reais mensais, instituindo nova bandeira eleitoral do atual Presidente da República, custou um alto preço pois deu-se a debandada geral da equipe econômica e, ainda, o impacto no mercado financeiro.

Bruno Funchal, secretário do Tesouro e Orçamento e mais três auxiliares da pasta pediram demissão nesta quinta-feira: Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro Nacional; Gildenora Dantas, secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento; e Rafael Araujo, secretário-adjunto do Tesouro Nacional. O Ministério da Economia disse que as demissões eram por “motivos pessoais”, mas antes do anúncio, Funchal reuniu a equipe e disse que, após o estouro do teto, não tinha condições de continuar no cargo.

Enquanto isto, milhões de brasileiros procuram o lixo para se alimentar, cerca de dezenove milhões passam fome. O vídeo, que alcançou 2,5 milhões de visualizações na publicação original, mas foi reproduzido em diversos veículos, foi gravado pelo motorista de aplicativo André Queiroz, que passava pelo local. Só falta agora uma maior consciência por parte dos governantes.

De acordo com o acordo fechado na última quinta-feira dia 21.10.2021, há a previsão de mudança no teto do orçamento e, ainda, abriu-se espaço para oitenta e três bilhões para despesas adicionais do ano vindouro. E, assim, poucas horas depois da medida aprovada dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios votada pela comissão especial da Câmara dos Deputados

E, ainda, o governo federal resolveu em face da alta de preço do diesel, prever um benefício de quatrocentos reais para os caminhoneiros e, deve ser pago de dezembro desse ano até o próximo. O auxílio diesel não deve, no entanto, impedir as paralisações previstas para primeiro de novembro. O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) afirmou que o valor ofertado nem paga em litro de diesel.

Coincidentemente, José Mauro Coelho, secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia também pediu demissão. E, informou que após a quarentena obrigatória seguirá para a iniciativa privada, no setor de combustíveis.

Enfim, face ao descontrole fiscal deu-se uma disparada no risco Brasil e, o Ibovespa fechou em queda de -2,94%, aos 107.527 pontos, um dos menores níveis de fechamento do ano. Já o dólar voltou a ganhar força, subindo 1,92%, cotado a R$ 5,66.

Com sua bizarrice habitual, o atual Presidente da República desdenhou da reação do mercado brasileiro, e configurou como estar apenas nervosinho e poderá prejudicar ainda mais, caso exploda a economia brasileira.

Ainda entre os economistas denominadas como liberais, muito poucos, mantiveram o discurso xiita entoado por Paulo Guedes. Pois sempre houve a proteção do teto de gastos, mas com rompimento, a situação se agrava. E, pior do que o Bolsa Família, o Auxílio Brasil parece que vem a quebrar uma das mais exitosa políticas sociais do Estado brasileiro.

Vivenciamos retrocessos. Infelizmente.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.