Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras e ocupará a cadeira de número 20

 
O cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito, na tarde desta quinta-feira (11), à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito com 21 votos.

Gil, 79 anos, acompanhou a votação em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, já que de acordo com norma da ABL candidatos não podem participar da sessão.

“Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, acadêmico Marco Lucchesi.

Com Gilberto Gil concorreram o poeta Salgado Maranhão (7 votos) e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto). Participaram da eleição 34 acadêmicos, sendo que um não votou por motivo de saúde. Foram 4 votos em branco e 2 nulos.

 
Matéria relacionada
. Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Vencedor de 9 prêmios Grammy, Gilberto Gil é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Em 1999, foi nomeado pela Unesco “Artista pela Paz”.

Entre as composições de destaque do novo imortal da ABL destacam-se “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir”, “A Novidade”, “Cálice”, “Esotérico”, “Divino Maravilhoso”.

Ex-ministro da Cultura (2003-2008), Gilberto Gil foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação.

A posse de Gil deve ocorrer em março do próximo ano. A cadeira 20 estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. Outros ocupantes foram Salvador de Mendonça (fundador) – que escolheu Joaquim Manuel de Macedo como patrono –, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

Em 4 de novembro, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita por maioria absoluta à cadeira de número 17 da ABL. Ela recebeu 32 dos 34 votos dos acadêmicos, além de dois votos em branco.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.