O que virá depois da pandemia?

(*) Gisele Leite

De fato, a pandemia vai passar. Realmente, mesmo, pandemias ao longo da história da humanidade existiram e, apesar das condições de saúde e higiene, seja pelo desenvolvimento de vacinas e medicamentos, ou por ações de contenção.

Para os estudiosos, a probabilidade de o vírus Sars-Cov-2 continuar a circulando mesmo após o fim da pandemia é bastante alta e, entre outros motivos, argumenta-se que por mais que as vacinas sejam eficazes ferramentas contra o patógeno, não o eliminam, nem impedem plenamente sua transmissão.

O que de fato, as vacinas proporcionam é a redução acentuada de sintomas mais graves e também os óbitos, embora ainda possam eventualmente acontecer… Tanto que a eficácia vacinal tende a diminuir o que nos faz ir para terceira dose, e provavelmente, uma quarta e tantas outras…

Apesar de alguns cogitarem que as doenças foram erradicas, terminologicamente não é correto. Até mesmo a peste bubônica, que matou milhões de pessoas na Idade Média, e continua circulando, só que atualmente é tratável por meio de antibióticos comuns.

Cogitamos em doenças emergentes ou reemergentes que reaparecem após certo período temporal, conforme explica o Pesquisador da FioCruz, Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19 da FioCruz.

Lembremos que no momento, a Europa já cogita estar enfrentando a quarta e a quinta onda, provocada, em grande parte, pelos que se recusaram a vacinar-se. Nessa última sexta-feira, a Áustria decretou novamente lockdown e tornou a ser o primeiro país europeu a decretar ser obrigatória a vacinação. E, ainda determinou o confinamento de não vacinados, o que estimulou uma corrida aos postos de imunização.

A falta de ampla cobertura vacinal no mundo, e juntamente a capacidade de transmissão da variante delta da Covid-19, aumenta o cenário de angústia e incerteza no cenário pós-pandemia, vez que uma característica é desafiadora pois todo vírus em sua natureza é essencialmente mutante.

Quanto maior for tempo que o vírus circula por uma grande população, maior será a probabilidade de sofrer mutação preocupante e, acabarmos a ter que adotar medidas restritivas como o isolamento social e lockdown.

Para combater tais perigos, além de vacinar e continuar se vacinando, é ter cuidado na volta à vida cotidiana. Para Carlos Machado, ao longo de 2022 certamente o vírus continuará circulando de forma mais intensa, especialmente, pelos que tenham baixa cobertura vacinal. Tornando a doença endêmica, é possível que ainda haja surtos recorrentes, especialmente no inverno, como tem hoje as Síndromes Respiratórias Agudas Graves e as gripes.

Será necessária prover maior atenção aos grupos mais vulneráveis tais como idosos, os imunodeprimidos, além da volta do uso do acesso que está marcando a atualidade: a máscara.

Em verdade, não há estudo que afirme que tudo será igual a antes quando finalmente a pandemia passar. A Covid-19 tomou o mundo e cobrou elevado custo, para médicos, recursos humanos, seguros de saúde, e tantos outros segmentos da vida social e econômica.

Isso, sem contar problemas com a saúde mental que passaram a ser mais frequentes. O que é resultado do isolamento social, da dificuldade de gerenciar tempo e espaço e, delimitar onde começa o trabalho, qual é tempo pessoal e, quanto tempo se deve dedicar à família. A pegada do home office em alguns seguimentos, veio para ficar…

Já outros, apenas cogitam ser viável a longo prazo, o trabalho híbrido o que exigirá escritórios adaptados e, alguns problemas passam a ser enfrentados, tal como a sustentabilidade. O uso menor de combustível fóssil no transporte urbano. E, ainda o perigo do burnout.

A ideia de semana útil composta apenas de quatro dias parece agressiva e ousada, mas, por outro lado, corta emissões ao economizar energia e combustível e, ainda tende a aumentar o número de pessoas empregadas quando o emprego deverá diminuir.

Já, por outro lado, há a vantagem competitiva para as empresas que buscam no mercado por funcionários cujos talentos são disputadíssimos e, sejam flexíveis e adaptáveis. De qualquer forma, a pandemia ainda não terminou, portanto, todos os cuidados devem continuar a ser tomados, principalmente, o distanciamento social e o uso de máscaras faciais.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.