Covid-19: vacinas dão “falsa sensação de segurança”, alerta o diretor-geral da OMS

 
Em meio a uma “falsa sensação de segurança” causada pela proteção oferecida por vacinas, a Europa voltou a ser o epicentro mundial da pandemia de Covid-19, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Em vídeo divulgado no Twitter, o diretor-geral da OMS afirmou: “Em muitos países e comunidades, estamos preocupados com uma falsa sensação de segurança de que vacinas acabaram com a pandemia de Covid-19 e de que as pessoas que estão vacinadas não precisam tomar nenhuma outra precaução.”

Ele apontou que, antes do surgimento da variante delta do novo coronavírus, as vacinas contra a Covid-19 reduziam a transmissão em cerca de 60%. “Com a delta, isso [a redução da transmissão] caiu para cerca de 40%.”

A variante delta, mais contagiosa que a primeira cepa do SARS-CoV-2, é atualmente a versão do vírus dominante em todo o planeta. De 845 mil sequenciamentos do vírus com base em amostras coletadas nos últimos dois meses e enviadas à iniciativa científica global GISAID, de compartilhamento de dados sobre as linhagens do SARS-CoV-2 em circulação, 99,8% eram da variante delta. A informação consta do relatório epidemiológico semanal da OMS.

“Vacinas não impedem completamente a transmissão”

“Vacinas salvam vidas, mas não impedem completamente a transmissão”, ressaltou Ghebreyesus, pedindo que as pessoas usem máscaras, mantenham distância, evitem aglomerações e encontrem outras pessoas em ambientes ao ar livre, se possível, ou em ambientes fechados bem ventilados e lavem as mãos.

 
Além da vacina, tais medidas, segundo autoridades da OMS, continuam sendo uma ferramenta chave para frear a transmissão do novo coronavírus.

“Se você tomou a vacina, você corre um risco muito menor de desenvolver um quadro grave da doença ou até de morrer, mas ainda corre risco de ser infectado e de infectar outras pessoas”, disse Tedros.

“Mesmo vacinado, continue tomando precauções para evitar ser infectado e infectar alguém que poderia morrer”, alertou o diretor-geral da OMS.

Europa registra 60% das novas infecções

De acordo com Ghebreyesus, na última semana, mais de 60% dos casos de Covid-19 registrados e mortes relacionadas à doença ocorreram na Europa. O número de novas infecções já está se traduzindo numa pressão insustentável para sistemas de saúde e na exaustão de funcionários, disse o diretor-geral da OMS.

Autoridades da OMS advertiram que o vírus SARS-CoV-2, causador da doença, continuará sendo intensamente disseminado no inverno europeu, num momento em que, motivadas pela época de festas de fim de ano, populações de vários países estão voltando a uma rotina de encontros sociais com níveis comparáveis aos do período pré-pandemia.

“Estamos de volta a níveis pré-pandêmicos de encontros sociais [na Europa], mesmo em meio ao aumento muito forte de novos casos e até em alguns países com forte pressão sobre seus sistemas de saúde”, disse o diretor de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan. “A verdade é que o vírus vai continuar sendo espalhado intensamente nesse tipo de ambiente.” (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.