Morre, aos 86 anos, o ex-ponta-direita Dorval, um dos ídolos da história do Santos Futebol Clube

 
Ex-atacante do Santos Futebol Clube, Dorval Rodrigues, um dos ídolos do “Alvinegro Praiano”, morreu neste domingo (26), aos 86 anos. O ex-atleta estava internado na Casa de Saúde de Santos com quadro clínico considerado complicado, com muita tosse, de acordo com informações de sua sobrinha, destaca nota publicada pelo próprio Peixe em seu site oficial.

O velório será no Salão de Mármore da Vila Belmiro, em horário ainda não divulgado. O clube decretou sete dias de luto em homenagem a um de seus grandes nomes da história santista.

Nascido em Porto Alegre, em 26 de fevereiro de 1935, Dorval chegou ao Santos em 1957 e até hoje é considerado um dos maiores pontas-direita da história do clube, tendo formado o lendário quinteto de ataque com Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Juntos, conquistaram alguns dos maiores títulos do Santos FC, como o bicampeonato Mundial em 1962 e 63, após vencerem duas vezes a Copa Libertadores da América nos mesmos anos. Dorval também com a camisa do Santos quatro vezes o Campeonato Brasileiro, cinco vezes o Campeonato Paulista e quatro vezes o Torneio Rio-São Paulo.

 
De acordo com o “Almanaque dos Craques” do Santos, Dorval é o quinto jogador com mais partidas na história do clube, com 610 atuações, e o sexto maior artilheiro. Foram 193 gols marcados em sua passagem, que durou de 1956 a 1967, com rápidas experiências no Juventus-SP e no Racing (Argentina) durante este período.

Dorval é o segundo integrante do ataque dos sonhos do Santos a morrer – Coutinho morreu em 11 de março de 2019. Junto com Mengálvio, Pelé e Pepe foram 97 partidas, sendo 68 vitórias, 11 empates, 18 derrotas e 314 gols marcados, média de 3,23 gols por partida.

O ex-jogador fazia parte de uma campanha do Santos chamada “Ídolos Eternos”, que torna funcionários do clube grandes nomes da história do alvinegro. Eles atuam na divulgação de imagem da agremiação, como Mengálvio, Pepe, Lima, Edu, Clodoaldo, Manoel Maria e Abel.

“Dorval é um dos jogadores inesquecíveis, que ajudou a construir essa linda história do Santos. Merece todas as reverências por sua trajetória. O Santos perdeu um de seus maiores ídolos hoje”, afirmou Andres Rueda, presidente do clube.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.