Com explosão de casos de Covid-19, governo acompanha empresas de navegação e suspende cruzeiros

 
Após a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil) anunciar, na segunda-feira (3), a interrupção das operações nos portos do Brasil em razão de surtos de Covid-19 nas embarcações, o governo federal decidiu suspender a temporada de cruzeiros no país até 21 de janeiro.

A decisão veio depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada por causa do aumento “vertiginoso” de casos de Covid-19 em embarcações que operam na costa brasileira. A agência também desaconselhou o embarque de passageiros, por riscos à saúde e de transtornos.

Em nota conjunta, a Casa Civil e os ministérios da Saúde, da Infraestrutura, da Justiça e do Turismo afirmaram ter optado pela suspensão temporária da temporada de cruzeiros após reunião com empresas do setor.

“Houve também, na parte da tarde, reunião com secretários da Saúde de estados e municípios para discutir o atual plano de operacionalização da atividade de cruzeiros diante do aumento de casos da variante ômicron do Sars-CoV-2 em embarcações na costa brasileira, mesmo que, em sua totalidade, leves ou assintomáticos”, diz a nota.

“O governo federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades.”

 
Matérias relacionadas
. Covid-19: aumento de casos pela variante ômicron leva Anvisa a contraindicar viagens de cruzeiro
. Após surtos de Covid-19 a bordo, companhias de cruzeiros suspendem operações no Brasil até 21 de janeiro

Centenas de casos a bordo

De acordo com a Anvisa, os cinco navios em operação no Brasil registraram casos de Covid-19. Os casos explodiram a partir de 26 de dezembro, com 798 registrados em apenas nove dias (até 3 de janeiro), ante 31 infecções contabilizadas nos primeiros 55 dias da temporada (de 1º de novembro a 25 de dezembro), apontou. Do total dos casos, 60% foram em tripulantes.

A Anvisa afirmou que os números mostram uma “mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico, provavelmente decorrente do surgimento da variante ômicron” do novo coronavírus, altamente contagiosa.

A chance de ser infectado pelo novo coronavírus a bordo de cruzeiros é alta, afirmou a Anvisa com base em investigações feitas nos últimos dias.

Inicialmente, a CLIA Brasil havia manifestado surpresa com a recomendação da Anvisa de suspender a temporada, argumentando que os casos de Covid-19 representavam uma pequena minoria dos 130 mil passageiros e tripulantes embarcados desde novembro. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.