Nova variante do coronavírus é identificada no sul da França; origem da cepa pode ser Camarões

 
Uma nova cepa do vírus SARS-COV-2, causador da Covid-19, foi descoberta no sul da França pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário.

A variante, denominada B.1.640.2 ou “IHU”, apresenta 46 mutações e 37 deleções genéticas (alterações cromossômicas), sendo 9 delas na proteína “spike”, utilizada pelo novo coronavírus para se prender às células humanas. A França já registrou 12 casos da nova variante.

Conforma artigo assinado pelo professor Philippe Colson e publicado na revista científica digital “medRxiv”, os cientistas franceses afirmam que a nova variante pode ter surgido em Camarões. A nova cepa não apresenta, por enquanto, sinais de maior letalidade ou contágio, na comparação com variantes anteriores, mas estudo sobre o tema estão em andamento.

 
O primeiro caso de infecção desta nova cepa é de um homem totalmente vacinado que voltou de viagem do país africano, mas apresentou apenas sintomas respiratórios leves.

“Essas observações, no geral, mostram mais uma vez a imprevisibilidade do surgimento de novas variantes do coronavírus, e sua introdução pelo exterior exemplifica a dificuldade de controlar a disseminação subsequente”, afirmou Colson.

A identificação da variante “IHU” confirma a necessidade de se vacinar 80% da população do planeta, como forma de conter o contágio pelo novo coronavírus. A não vacinação em massa e isonômica abre caminho para novas mutações do vírus.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.