EUA advertem que quase todos terão Covid-19 em algum momento

 
Principal conselheiro do governo dos Estados Unidos em relação à pandemia, o imunologista Anthony Fauci disse nesta quarta-feira (12) que quase todas as pessoas contrairão Covid-19 cedo ou tarde, mas destacou que a doença será “menos grave” graças às vacinas e às doses de reforço.

“Praticamente todos vão acabar expostos e, provavelmente, serão infectados, mas se forem vacinados e receberem os reforços, as chances de ficarem doentes são muito, muito baixas”, disse o epidemiologista em entrevista coletiva na Casa Branca.

A fala dele endossou as palavras de Janet Woodcock, comissária interina da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês), a agência reguladora americana, que havia afirmado na terça-feira que “a maioria das pessoas vai acabar tendo Covid-19”.

Fauci esclareceu que o fato de grande parte dos casos recentes estarem ligados à variante ômicron não significa que a maioria das pessoas ficará gravemente doentes, já que as vacinas “melhoram a proteção contra hospitalização e morte”.

Convivendo com a doença

O epidemiologista destacou que a Covid-19 “não pode ser erradicada”, mas pode ser controlada graças a vacinas e doses de reforço, e que as pessoas “vão conviver com isso”.

Na mesma coletiva, a diretora do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky, ressaltou que o risco de internação pela variante ômicron é 53% menor do que em relação à variante delta. Já a chance de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é 74% menor, e de morte, 91% mais baixa.

Os Estados Unidos bateram um novo recorde de internações por Covid-19 na terça-feira, com mais de 145 mil pessoas em hospitais, devido ao avanço da ômicron, que já é a variante dominante, respondendo por 98% dos casos.

 
Variante dominante

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ômicron já é a variante dominante também em todo o planeta, presente em 58,5% dos casos de Covid-19 analisados globalmente.

O relatório epidemiológico semanal divulgado nesta terça-feira pela OMS afirma que, dos mais de 357 mil casos sequenciados reportados à iniciativa global para o compartilhamento de dados sobre influenza e Covid-19 (Gisaid, na sigla em inglês) nos últimos 30 dias, mais de 208 mil foram causados pela variante ômicron.

A variante delta, que foi a cepa dominante durante grande parte do ano passado, respondeu por 147 mil dos casos sequenciados (41%).

Dribla imunidade, mas é menos grave

O relatório destaca haver cada vez mais evidências de que a variante ômicron é capaz de “escapar à imunidade”, pois há transmissão mesmo entre os vacinados e pessoas que já tiveram a doença.

Por outro lado, a OMS ressalta que há “evidências crescentes” de que a ômicron é menos grave do que variantes anteriores do coronavírus SARS-CoV-2. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.