Datafolha confirma alerta do UCHO.INFO: número de infectados pelo coronavírus é pelo menos o dobro

 
Como afirmou o UCHO.INFO ao longo da fase mais crítica da pandemia de Covid-19, o número de infectados pelo novo coronavírus era maior do que o anunciado oficialmente pelas autoridades brasileiras. Isso porque o índice de subnotificação de casos é elevado. Muitos acreditaram ser tal afirmação um alarmismo de nossa parte, mas pesquisas mostram que estávamos certos. Afinal, esse é o papel do bom jornalismo.

Pesquisa do insituto Datafolha publicada no último sábado (15) pelo jornal “Folha de S.Paulo” revela que um em cada quatro brasileiros com 16 ou mais anos de idade diz ter sido diagnosticado com Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Isso representa aproximadamente 42 milhões de pessoas infectadas. O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no País.

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 
Os dados oficiais da pandemia, coletados pelo consórcio de imprensa, atingiram até a última quinta-feira (13) a marca de 22,8 milhões de casos confirmados para a doença em todo o período da crise sanitária. Na sexta-feira, o Brasil chegou a 22.925.864 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia.

O levantamento do Datafolha mostra que 25% dos entrevistados disseram ter feito o teste que confirmou a infecção pelo novo coronavírus, o que significa 41,95 milhões de pessoas infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 e suas variantes desde março de 2020.

A pesquisa confirma fato para o qual há muito alertamos: a subnotificação é uma realidade e tem aumentado ao longo dos meses. Para confirmar esse cenário, o levantamento do Datafolha revela que 3% dos entrevistados disseram que contraíram Covid-19 nos últimos 30 dias, o ou seja, 4 milhões de pessoas. O número é o sêxtuplo dos registros oficiais do período, que contabilizam 621.530 casos positivos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.