Aqui mando eu, hoje e sempre. À beira do abismo

(*) Gisele Leite

A figura do atual Presidente da República se aproveitou, ardilosamente, do precioso vácuo no debate sobre segurança pública, para montar uma tropa de eleitores armados. Além, é claro do fato de termos uma democracia frágil e recente.

A instituição reiterada de políticas autoritárias o habilitar a promover disparates, absurdos e, sua administração disfuncional e caótica ainda em plena pandemia de coronavírus. Aliás, sua metralhadora giratória mira, certeiramente, analistas, jornalistas e cientistas (de toda ordem: das ciências sociais, médicas e até biológicas) e sua argumentação temerária representa um acinte para as instituições democráticas.

Academicamente os intelectuais arquitetam teses justificadoras do caos e das constantes bravatas bolsonaristas, alguns insistem em minimizar e outros o superdimensionam e, pelo menos, temos que considerar a metódica política na segurança pública.

Afinal, é por meio das forças policiais que pretende destruir todas as bases da chamada “Nova República”, recém criadas pela redemocratização e pela Constituição Redentora.

O perfil e a atuação do atual Presidente da República são resultantes das bases sociais da política brasileira e ainda, das relações entre Estado e sociedade. Ele não corporifica não somente um embate entre valores autoritários e valores democráticos, e sim, de concepções geopolíticas onde se pretende que as forças policiais assumam o controle da ordem social.

É o famoso Estado policial ou policialesco. Mas ele não inventou a pólvora, apenas catalisou os diferentes interesses particulares que enxergam na universalização dos direitos humanos, civis, políticos, sociais e ambientais como algo que não é cabível no orçamento.

Afinal, a cidadania brasileira continua sendo regulada com base em estratificação social e racial da população. E, a contundência emergente do populismo de extrema direita, vem a calhar, e deve ser encarada não apenas como causa, mas, igualmente como efeito de nossa frágil democracia e decrépito liberalismo.

A história do Brasil sempre foi traduzida em uma trajetória de violência e desigualdade que divorcia a população entre os “cidadãos de bem” que são dotados de direitos e, os outros, bandidos que devem ser perseguidos e eliminados, a qualquer custo. No melhor estilo, bandido bom é bandido morto! Numa bipolaridade estúpida e incapaz de prover algum diálogo.

E, assim, reproduzimos o ciclo peculiar (e miserável) da América Latina com altas taxas de violência, pois é a região do planeta que responde por cerca de um terço de homicídios e, nosso país, já contribui com honrosos três por cento e, cerca de dez por cento de todos os assassinatos no mundo.

Nesse ambiente disjuntivo da segurança pública construiu narrativas que justificam seu projeto de poder e, enfatiza a identidade profissional de policiais e, assim, aliado ao conservadorismo político visa estimular o protagonismo radical, bem assemelhado ao que já ocorreu na Alemanha, Bolívia, Chile, Colômbia, EUA, França, Itália e Índia. Enquanto discursa, o satânico ciclo se repete e, como já profetizou Ariano Suassuna:” envolta do abismo, tudo é beira!”

Referências:

DE LIMA, Renato Sérgio. O Encantador de Polícias. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-encantador-de-policias Acesso em 28.01.2022.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.