Bolsonaro diz que Brasil é solidário à Rússia e agradece apoio russo nas questões envolvendo a Amazônia

 
O presidente Jair Bolsonaro está na Rússia para reunião com Vladimir Putin, no Kremlin, e aproveitou a ocasião para afirmar que o Brasil é solidário ao país. Evasivo, Bolsonaro não especificou em que ponto o Brasil é solidário à Rússia, mas é sabido que tratou-se de uma declaração de apoio a Putin em relação ao conflito geopolítico com a Ucrânia, apesar de o Itamaraty ter recomendado que o assunto fosse evitado.

Antes da reunião bilateral, ambos os mandatários fizeram uma declaração à imprensa. Putin afirmou que o Brasil é o principal parceiro russo na América Latina, ao passo que Bolsonaro disse que o Brasil está disposto a colaborar em várias áreas, como defesa, petróleo, gás e agricultura.

O presidente brasileiro disse acreditar que os dois países podem crescer muito com sua relação bilateral e agradeceu o indulto dado ao brasileiro que estava preso na Rússia até o ano passado.

Robson Oliveira foi preso em 2019 e era motorista do jogador brasileiro Fernando Lucas Martins, que à época atuava no Spartak Moscou. Ele viajou à Rússia transportando um medicamento controlado para o sogro do jogador. O fármaco é legal no Brasil, mas proibido em território russo. Assim que pousou no país, Robson foi detido.

Bolsonaro agradeceu a Vladimir Putin pelo empenho na defesa da soberania brasileira sobre a região da Floresta Amazônica. “Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, eu quero agradecer a sua intervenção, que sempre esteve ao nosso lado em defesa da nossa soberania”, afirmou o brasileiro.

A fala de Bolsonaro fez referência a um embate ocorrido em agosto de 2019 entre ele e o presidente francês, Emmanuel Macron. Diante do aumento dos registros de queimadas na Amazônia, Macron classificou os incêndios como “crise internacional” e pediu que os países do G7 discutissem o tema.

 
Bolsonaro acusou Macron de “instrumentalizar uma questão interna” do Brasil para “ganhos políticos”, fazendo uso de uma “mentalidade colonialista descabida”. A declaração feita pelo presidente brasileiro à época foi absurda, pois a questão ambiental é um dos principais requisitos para o Brasil ingressar na OCDE. Além disso, a devastação ambiental está causando danos às exportações brasileiras de alimentos.

Em novembro daquele ano, o Brasil conseguiu incluir no texto final da declaração da 11ª Cúpula dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul – que a cooperação internacional sobre as florestas “deve respeitar a soberania nacional”. É importante ressaltar que não houve ameaça à soberania brasileira em relação ao tema, sem contar que a Amazônia não é eminentemente brasileira.

Soldado Desconhecido

Antes da reunião com Putin, Bolsonaro participou de cerimônia no Túmulo do Soldado Desconhecido, ponto histórico da capital russa, onde o brasileiro depositou flores. O evento ocorreu às 9h da manhã de hoje em Moscou (3h da manhã no horário de Brasília).

Bolsonaro acompanhou militares russos, que carregavam uma coroa de flores com o desenho da bandeira brasileira, em homenagem a soldados e combatentes que prestaram serviços fora de sua terra natal. A solenidade contou com uma marcha da Guarda de Honra russa e um minuto de silêncio em homenagens a soldados mortos em operações militares. A cerimônia faz parte do protocolo de visitas de chefes de Estado a outros países.

Após a colocação da coroa de flores em uma espécie de pedestal, o Hino Nacional brasileiro foi executado, na presença de Bolsonaro. No final do evento, todas as autoridades presentes se posicionaram para uma foto. Os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Walter Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretária-Geral da Presidência da República) e Augusto Heleno (Ministro do Gabinete de Segurança Institucional), acompanharam Bolsonaro.

Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, falou sobre a visita. “A importância desse entendimento bilateral é de que devemos ter uma cooperação facilitada em tecnologia de ponta e áreas sensíveis. Tratamos de temas da conjuntura internacional, sobretudo em nossas regiões e também abordamos questões afetas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Rússia é para o Brasil uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito de sua indústria de defesa”, afirmou.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1828 e a Rússia é, atualmente, um dos quinze maiores parceiros comerciais do Brasil. (Com ABr e agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.