Rainha Elizabeth II testa positivo para Covid-19, informa o Palácio de Buckingham

 
De acordo com informações divulgadas neste domingo (20) pelo Palácio de Buckingham, em Londres, a Rainha Elizabeth II testou positivo para o novo coronavírus. Até o momento, os sintomas seriam leves, semelhantes a um resfriado.

Um dos motivos para o contágio por Covid-19 da monarca, que tem 95 anos e recebeu três doses vacinais contra o vírus, foi o contato com o filho, o príncipe Charles, dois dias antes de ele testar positivo pela segunda vez, nesta última semana. A esposa de Charles, Camilla, também contraiu a doença.

Em um comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha “continuará recebendo atendimento médico e seguirá todos os protocolos indicados”.

Pessoas que testam positivo para o novo coronavírus devem se isolar, em média, durante cinco dias. O governo britânico, no entanto, deve derrubar essa e outras medidas restritivas nesta semana.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, manifestou-se no Twitter, dizendo que espera que a rainha “tenha uma pronta recuperação e um rápido retorno a uma boa e vibrante saúde”.

 
Na última semana, a rainha reuniu-se por meio de videoconferência com os embaixadores da Espanha e da Estônia. Pessoalmente, ela se encontrou com membros do exército britânico, responsáveis pelo seu relacionamento com as forças armadas – o major-general Eldon Millar e seu antecessor, o contra-almirante James Macleod.

Mais longeva rainha da história da monarquia britânica, Elizabeth II assumiu o trono em 6 de fevereiro de 1952, data da morte de seu pai, o Rei George VI.

Nos últimos meses, ela foi indicada a se afastar das aparições públicas para descansar, segundo médicos. Em outubro, por exemplo, ela foi internada para testes.

Um dos eventos do quais a rainha não pôde participar foi o chamado Domingo da Lembrança, que ocorreria durante a conferência climática COP26, em novembro, na Escócia. Na ocasião, os ingleses relembram os militares e civis mortos nas duas guerras mundiais e em conflitos posteriores.

Para as próximas semanas, a rainha tem uma série de eventos presenciais agendados, incluindo encontros com políticos e uma recepção diplomática no Castelo de Windsor, dia 2 de março, e o Serviço da Commonwealth, que reúne os 54 países-membros da chamada Comunidade Britânica de Nações, no dia 14.

As celebrações do Jubileu de Platina, devido aos 70 anos da Rainha Elizabeth II no trono britânico, estão programadas para o verão europeu, com desfile militar, corridas de cavalo e festas de bairro durante um final de semana prolongado, entre 2 e 5 de junho. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.