Seja bem-vindo(a) à terceira guerra mundial

(*) Gisele Leite

Enfim, a covarde invasão da Ucrânia pela Rússia materializou-se, a partir das ordens emanadas do autocrata Vladimir Putin. O Presidente da França, Emmanuel Macron, cogitou em tom pessimista que antevê uma guerra de grandes proporções e que promoverá confronto global inimaginável.

Pobres ucranianos que foram tantas vezes massacrados e vencidos, até por holocausto da fome passaram. Mesmo mediante as crescentes sanções que a OTAN imporá à Rússia e, tais sanções econômicas têm mesmo que ser estabelecidas, apesar de que, infelizmente, causem, se tanto, leves arranhões aos planos totalitários e expansionistas de Putin. Mas estas são, pelo menos, uma forma de reação às alucinações ditatoriais do ex-agente da KGB. Infelizmente, o povo russo sofrerá mais que o autocrata alucinado.

Entre as medidas mais radicais, pessoalmente, direcionadas a Putin e ao seu chanceler, Sergey Lavrov, os EUA e a União Europeia os incluirão no rol de pessoas que terão seus bens bloqueados. Putin, ainda, mandou duro recado de cunho militar, para a Suécia e a Finlândia, e assim, vai tentando majorar o raio de eventuais confrontos.

Numa avalanche de animosidades, a capital da Ucrânia segue sendo massacrada, vitimando civis, hospitais, crianças e idosos. O homem é o lobo do homem eis uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Hobbes viveu em tempos conturbados para a coroa de seu país, e suas ideias tinham muito a ver com o clima de incertezas que marcou aquela época.

Ressalve-se que essa Guerra deflagrada na Ucrânia contraria as normas internacionais das Convenções de Genebra e da Carta da ONU, o que deveria impor a Rússia uma séria de sanções e, até o banimento da ONU.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.