Maior usina nuclear da Europa pega fogo após bombardeio de tropas russas, afirma a Ucrânia

 
Em mais um ataque à Ucrânia, tropas russas bombardearam parte de uma das unidades de geração de energia da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, pegou fogo, informou o Ministério de Energia ucraniano.

Bombeiros tentam extinguir apagar o fogo no local, mas são impedidos por soldados russos, que reagem a tiros. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) monitora a situação e informou estar em contato com autoridades ucranianas. A usina fornece 25% da energia da Ucrânia.

O porta-voz da usina, Andriy Tuz, disse à televisão ucraniana que projéteis russos caíram sobre a usina e causaram incêndio em uma das seis unidades de energia da instalação. Ainda não se sabe o tipo de projetil utilizado pelos militares russos para atingir o prédio, que passa por reforma e não está em funcionamento. Mesmo assim, Tuz ressaltou haver combustível nuclear na instalação.

Um integrante do governo da Ucrânia disse que foram detectados níveis elevados de radiação nas proximidades da usina. No contraponto, a agência russa RIA contesta a versão do governo ucraniano e afirma que os níveis de radiação estão inalterados.

O chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, acusou os russos de dispararem em todas as direções contra a usina. “Se houver uma explosão, pode ser dez vezes pior que o ataque de Chernobyl”, publicou Kuleba em sua conta no Twitter, exigindo da Rússia a imediata interrupção do ataque à usina.

 
Combates em área nuclear

O prefeito de Zaporizhzhia, Dmitro Orlov, relatou anteriormente sobre combates entre tropas ucranianas e russas perto da fábrica no sudeste da Ucrânia.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança global.

Orlov gravou mensagem em vídeo, compartilhada em vários meios de comunicação ucranianos, pedindo às tropas russas que parem imediatamente de bombardear a usina.

Momento do incêndio

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou em sua conta no Telegram o vídeo de um canal no Youtube que mostra o momento do bombardeio russo contra a usina Zaporizhzhia. Até o fechamento desta matéria, o vídeo tinha perto de 1,7 milhão de visualizações.

Um funcionário do governo dos Estados Unidos afirmou que a Casa Branca está monitorando a usina nuclear de Zaporizhzhia, onde autoridades ucranianas afirmam que o incêndio começou quando as tropas russas atacaram “de todos os lados”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.