Bolsonaro não tem moral para criticar fala sexista e asquerosa de Arthur do Val sobre ucranianas

 
De olho na eleição presidencial de outubro próximo, o presidente Jair Bolsonaro tem tomado decisões e feito declarações para tentar agradar ao eleitorado nacional, o que, em tese, poderia melhorar sua posição nas pesquisas de eleitorais. Contudo, ao que parece, a estratégia tem produzido efeito reverso.

No domingo (6), Bolsonaro classificou como “asquerosa” a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, que em áudio compartilhado em grupo de WhatsApp disse que as ucranianas “são fáceis como são pobres”.

“[A declaração] é tão asquerosa que nem merece… É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse o presidente, que já fez declarações preconceituosas sobre mulheres.

O parlamentar paulista foi além em seu desvario e, sem demonstrar consternação diante da catástrofe humanitária que acontece na Ucrânia, afirmou que as mulheres ucranianas que estão nas fronteiras do país, tentando fugir da guerra, são verdadeiras “deusas” e que as filas são melhores do que as de qualquer “balada” no Brasil.

 
Se há no Brasil alguém desprovido de moral para criticar Arthu8r do Val, esse certamente é Jair Bolsonaro, conhecido por ser misógino, homofóbico, xenófobo e racista. Em 25 de abril de 2019, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que o Brasil “não pode ser o país do turismo gay”.

Sem se preocupar com os absurdos que que emolduram sua oratória, Bolsonaro disse aos jornalistas: “se alguém quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”.

O bom-mocismo que Bolsonaro tenta destilar na esteira da declaração sexista de Arthur do Val não convence quem tem boa memória ou quem o conhece. Em 12 de novembro de 2021, durante evento no Palácio do Planalto, o presidente fez uma piada de cunho sexual envolvendo a primeira-dama.

O presidente da República, que na ocasião participava do lançamento do programa “Comida no Prato”, iniciou seu discurso dando “bom dia a todos”, menos a Michelle Bolsonaro. “Bom dia a todos, menos para a primeira-dama, porque eu já dei um bom dia muito especial para ela hoje. Acreditem se quiser”, disse Bolsonaro.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.