Ataque russo a edifício residencial em Kiev deixa 2 mortos e 12 feridos

 
Ataque das tropas russas a um edifício residencial em Kiev deixou pelo menos dois mortos e 12 feridos, informaram os serviços de emergência ucranianos. O prédio, localizado no bairro de Obolon, foi atingido por fogo de artilharia.

Em vídeo divulgado no domingo (13), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que se o espaço aéreo do país não for fechado, misseis russos acabarão atingindo o território da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Milhões de refugiados

Desde o início do conflito, aproximadamente 3 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria fugindo para a Polônia e a Moldávia. O fluxo de refugiados diminuiu, mas permanece a preocupação da Organização Internacional para as Migrações (OIM), já que a população da Ucrânia é de mais de 40 milhões de habitantes.

O diretor-geral da OIM, António Vitorino destaca a importância de se buscar um cessar-fogo e, na sequência, uma solução permanente para o conflito deflagrado de forma criminosa por Vladimir Putin, que cria factoides para camuflar a crise russa.

Donetsk

Os separatistas favoráveis à Rússia responsabilizaram nesta segunda-feira (14) as forças ucranianas pela morte de 20 pessoas na cidade de Donetsk, no Leste da Ucrânia, atingidas por fragmentos de míssil interceptado pela defesa aérea.

A guerra de narrativas ganha novos capítulos a cada dia, por isso é importante filtrar as declarações dadas por ambas as partes. Os separatistas, por razões óbvias, ecoam o discurso do Kremlin.

 
É importante lembrar que por ocasião da invasão à Ucrânia, Putin alegou que se tratava de uma “operação militar especial” para apoiar as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk. Em suma, os separatistas endossam a narrativa de Moscou.

A defesa territorial de Donetsk publicou fotografias no Telegram em que se veem corpos ensanguentados em rua do centro da cidade ucraniana. Os separatistas disseram que suas defesas aéreas interceptaram míssil ucraniano, cujos destroços atingiram pessoas, incluindo crianças.

“As pessoas estavam na fila de uma máquina ATM, algumas em uma parada de ônibus. De acordo com relatórios preliminares, 20 pessoas foram mortas e nove sofreram ferimentos. Há crianças entre os mortos”, disse o chefe da autoproclamada República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, citado pela agência oficial russa TASS.

Pushilin disse ainda que o míssil “transportava uma carga de fragmentação” e que “se não tivesse sido abatido, teria causado muito mais baixas”.

Os combates na Ucrânia, hoje no 19º dia, já deixaram milhares de mortos e feridos, mas o número de vítimas é incerto. A Organização das Nações Unidas (ONU) contabilizou cerca de 600 civis mortos e mais de mil feridos até o fim de semana, mas alertou que os números podem ser maiores. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.