Homenagem ao saudoso Professor José Eduardo Sousa, maranhense de Pedreiras e precursor da cardiologia intervencionista

 
(*) Waldir Maranhão

Natural de Pedreiras, no interior do Maranhão, o Professor José Eduardo Moraes Rego Sousa, um dos mais renomados cardiologistas brasileiros e orgulho dos maranhenses, deixou-nos no último domingo, 13 de março.

Reconhecido internacionalmente por ser um vanguardista na cardiologia, o Professor Eduardo Sousa foi responsável, em 1966, por uma das primeiras cineangiocoronariografias do país. Em 1987, foi o primeiro cardiologista em todo o mundo a implantar “stents”.

Poucos anos depois, mais uma vez foi pioneiro em âmbito internacional a implantar stents farmacológicos e a conduzir o primeiro estudo clínico com o dispositivo.

Nascido em 30 de janeiro de 1934, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1958. Concluiu especialização em Cardiologia Pediátrica, pela Harvard Medical School, em 1963, e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo, três anos mais tarde.

Foi diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (1983-2004), um dos mais renomados centros cardiológicos brasileiros, localizado na capital paulista, e membro da Academia Brasileira de Medicina e associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Foi livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professor da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2020, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como Destaque da Cardiologia Nacional do século XX e Personalidade da Cardiologia.

A medicina brasileira perde um dos maiores nomes da cardiologia de todos os tempos, que deixa enorme legado.

O Professor José Eduardo participou da formação de inúmeros colegas de profissão, que atualmente gozam de grande destaque na no campo da cardiologia nacional e internacional.

No momento em que o Brasil carece de grandes talentos, a partida do cardiologista nos deixa órfãos de alguém que dedicou a vida ao exercício da Medicina.

Aos cardiologistas maranhenses, enquanto residentes de Medicina, o Professor José Eduardo abriu as portas das instituições que integrava, recebendo muitos deles na cidade de São Paulo. Muitas vezes, procurado por causa de casos graves no campo da cardiologia, se colocou à disposição dos pacientes, como prega o Juramento de Hipócrates.

Por isso, o Professor o Professor José Eduardo Moraes Rego Sousa, meu conterrâneo, é muito mais do que fonte de inspiração aos que pretendem ingressar na Medicina, mas um exemplo a ser seguido.

À esposa, a também cardiologista Amanda Sousa, aos seis filhos e aos netos, a minha oração e a certeza de que Deus há de confortá-los.

(*) Waldir Maranhão – Médico veterinário e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde lecionou durante anos, foi deputado federal, 1º vice-presidente e presidente da Câmara dos Deputados.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.