Sobrevivente de campos de concentração nazistas é morto em bombardeio russo na Ucrânia

 
Um sobrevivente de quatro campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi morto na última sexta-feira (18) em um bombardeio russo contra edifícios residenciais em Kharkiv, no leste da Ucrânia.

Boris Romantschenko tinha 96 anos e estava em seu apartamento quando o seu prédio foi atingido. Sua morte foi divulgada nesta segunda-feira (21) por Jens-Christian Wagner, diretor da fundação responsável pela administração dos memoriais dos campos de concentração de Buchenwald e Mittelbau-Dora, que foi informado por parentes da vítima.

Romantschenko havia sobrevivido aos campos de concentração de Buchenwald, Peenemünde e Mittelbau-Dora, no estado alemão da Turíngia, e de Bergen-Belsen, onde morreu Anne Frank, no estado alemão da Baixa Saxônia.

 
Ele era vice-presidente do comitê internacional Buchenwald-Dora e, desde a década de 90, participava regularmente de eventos no local onde ficava o campo de Buchenwald, perto de Weimar.

Em 2012, Romantschenko havia feito a leitura do juramento de Buchenwald, que propunha “construir um novo mundo de paz e liberdade”. Nos últimos meses, porém, ele havia saído pouco de seu apartamento em Kharkiv, com medo de contrair Covid-19.

No início da guerra da Ucrânia, Wagner já havia manifestado preocupação com os sobreviventes do campo de concentração que vivem no país. É “particularmente trágico para os ucranianos sobreviventes de campos de concentração, que sofreram ao lado de prisioneiros russos nesses campos e que agora estão em abrigos antiaéreos com suas vidas ameaçadas por bombas russas”, afirmou o diretor da fundação dos memoriais de Buchenwald e Mittelbau-Dora, no início do conflito. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.