Moro migra para o União Brasil e deve desistir da Presidência; ex-juiz mira a Câmara dos Deputados

 
Como antecipamos em matéria publicada na edição de quarta-feira (30), o ex-juiz Sérgio Moro está deixando o Podemos, partido pelo qual seria candidato à Presidência da República, para se filiar ao União Brasil, legenda resultante da fusão entre o PSL e o Democratas.

Uma vez filiado ao União Brasil, algo que precisa acontecer até 2 de abril, Moro não será candidato à Presidência, mas deve concorrer a uma vaga de deputado federal. O ex-juiz da Operação Lava-Jato enfrentava dificuldades no Podemos, onde integrantes da legenda resistiam à sua candidatura por razões financeiras.

Moro, que até então liderava o segundo pelotão da corrida presidencial, exigia do Podemos grande quantidade de recursos para fazer sua candidatura avançar com mais ímpeto. No União Brasil, que tem dinheiro de sobra e capilaridade em termos de palanques estaduais, Sérgio Moro acabou escanteado como presidenciável.

 
Ex-ministro da Justiça, Moro tem aliados no União Brasil, como os deputados Júnior Bozzella (SP) e Kim Kataguiri (SP), mas uma ala de lideranças oriundas do Democratas, comandada pelo secretário-geral da legenda, ACM Neto, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, resistiram à possibilidade de tê-lo como candidato a presidente.

O União Brasil tem conversado constantemente com o PSDB e o MDB na tentativa de lançar candidatura única, como contraponto ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas eleitorais.

Caso se confirme a informação de que será candidato à Câmara dos Deputados pelo Paraná, seu domicílio eleitoral, Sérgio Moro não precisaria deixar o Podemos, mas concorrer pela própria legenda. Esse detalhe mostra que algo mais complexo deve ter ocorrido nos bastidores da legenda.

Com o novo quadro que surge, o beneficiado por ser Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT. Ciro, que faz oposição declarada a Bolsonaro e Lula, tem chance de atrair os eleitores de Sérgio Moro e João Dória.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.