União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania decidem lançar candidato único à sucessão presidencial

 
Dirigentes do MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania anunciaram nesta quarta-feira (6), após acordo, que lançarão apenas um candidato à Presidência da República. Apesar do anúncio, o nome da chamada “terceira via” só será conhecido em 18 de maio.

Até o momento, o nome mais cotado para encabeçar a chapa única é o da senadora Simone Tebet (MDB-MS), enquanto Eduardo Leite (PSDB), ex-governador do Rio Grande do Sul, se movimenta nos bastidores para ser candidato a vice. Há nessa movimentação de Leite um impasse, já que o ex-governador João Dória Júnior venceu as prévias do PSDB.

Se a eventual participação de Eduardo Leite na corrida presidencial fosse algo descartado, o PSDB já teria se manifestado contra as articulações do tucano gaúcho. Como noticiamos na última semana, após ameaçar permanecer no governo de São Paulo, o que inviabilizaria a candidatura de Rodrigo Garcia e pioraria a já difícil do PSDB, Dória teria feito um acordo para desistir mais adiante de concorrer ao Palácio do Planalto.

Em comunicado emitido após reunião em Brasília, dirigentes das quatro legendas afirmaram que o objetivo da anunciada aliança é apresentar uma alternativa à polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, que atualmente lideram as pesquisas eleitorais, nessa ordem.

 
“Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros”, destaca o comunicado.

O texto é assinado pelo presidente do União Brasil, Luciano Bivar; do MDB, Baleia Rossi; do PSDB, Bruno Araújo; e do Cidadania, Roberto Freire. Antes da definição, o União Brasil ainda pretende submeter à análise do grupo um nome, o que deve acontecer até o próximo dia 14.

O ex-juiz Sérgio Moro se filiou ao União Brasil após deixar o Podemos, mas sua nova legenda não quer que ele seja candidato à sucessão de Bolsonaro. A ideia é que Moro concorra a uma vaga na Câmara dos Deputados, por São Paulo.

Na tarde desta quarta-feira, Eduardo Leite se reuniu com Simone Tebet, no Senado. Nesta manhã, em entrevista à Rádio Eldorado, a senadora afirmou ver Leite como um “grande ativo do PSDB”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.