“Depois a gente vê como faz”, diz Bolsonaro ao defender redução na marra nos preços dos combustíveis

 
Em matéria publicada na edição de terça-feira, 24 de maio, afirmamos que o presidente Jair Bolsonaro está a transformar a questão dos preços dos preços dos combustíveis em uma “bomba de efeito retardado”, pois seu projeto de reeleição não pode desmoronar. Nossa afirmação não se deu com base no “achismo”, mas em análise responsável dos fatos e informações privilegiadas.

O presidente da República disse ao novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que ele será demitido caso os preços dos combustíveis não caiam. Bolsonaro afirmou também que está disposto a trocar mais uma vez o presidente da Petrobras se sua vontade não for respeitada.

Essa informação foi dada por Bolsonaro a líderes governistas no Congresso Nacional, durante reunião, na terça-feira, no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo também disse aos aliados que a causa da demissão do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) se deu por causa do “descontrole da Petrobras” sobre os preços do diesel e da gasolina.

“Ele admitiu que não tinha controle sobre a Petrobras e eu não posso deixar a minha reeleição nas mãos de burocratas da empresa”, argumentou Bolsonaro, em referência a Bento Albuquerque. Tal declaração confirma informação aqui antecipada.

Alegando que a reeleição é sua “prioridade absoluta”, Bolsonaro afirmou: “Não podemos deixar os preços dispararem neste momento, depois a gente vê como faz.”

Como antecipamos, Bolsonaro está preocupado apenas com seu projeto de reeleição, não se incomodando com os efeitos colaterais de uma decisão irresponsável e eleitoreira. A exemplo do que destacamos na matéria anterior, uma eventual redução nos preços dos combustíveis funcionará como cilada, pois passadas as eleições a situação será muito pior.

 
Matérias relacionadas
. Troca no comando da Petrobras produzirá bomba de efeito retardado, mas Bolsonaro só pensa na reeleição
. Mudança na direção da Petrobras tende a ser “mais do mesmo” e criará armadilha para os desavisados

O governo tem sido alertado por executivos da Petrobras, desde o início do ano, para uma possível falta de diesel no mercado caso o presidente insista em reduzir o preço do produto à base da canetada e da pressão.

Tal cenário, que já dura algum tempo, é fruto de uma política econômica desastrada, algo que o ministro Paulo Guedes, que se apresenta como defensor do liberalismo econômico, se nega a admitir.

O governo agora trabalha para reduzir o ICMS incidente sobre os preços dos combustíveis, mas a proposta, se aprovada pelo Congresso, acabará no Supremo Tribunal Federal (STF), já que trata-se de matéria de competência dos governos estaduais, não de Bolsonaro.

Não se pode esquecer que uma repentina queda na arrecadação dos estados em razão do desvario do governo prejudicará os cidadãos, que não poderão contar com todos os serviços prestados por cada unidade da federação.

Apenas a título de informação, enquanto Bolsonaro tenta demonizar a Petrobras, o governo federal recebeu da Petrobras nos últimos três anos aproximadamente R$ 450 bilhões em dividendos, tributos e royalties.

Caso o presidente da República queira fazer um aceno aos que podem implodir sua candidatura em questão de dias, que o governo federal devolva ao cidadão os impostos sobre os combustíveis a que faz jus.