No 100º dia de guerra, presidente ucraniano afirma em vídeo que seu país derrotará a Rússia

 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou um novo vídeo em que garante que seu país vencerá a guerra contra a Rússia, que avança na região do Donbass.

O vídeo foi publicado nesta sexta-feira (3), quando a invasão russa à Ucrânia completa 100 dias, e mostra Zelensky diante do palácio presidencial em Kiev, ao lado de membros de seu governo, como o primeiro-ministro Denys Shmyhal e o conselheiro Mikhailo Podolyak.

“As Forças Armadas da Ucrânia estão aqui e, o mais importante, o povo, o povo do nosso Estado, está aqui, defendendo a Ucrânia já há 100 dias. A vitória será nossa”, disse Zelensky.

Iniciada em 24 de fevereiro, a invasão russa já deixou dezenas de milhares de mortos, gerou quase 7 milhões de refugiados (dos quais 2,1 milhões voltaram ao país) e deixou um rastro de destruição em cidades como Mariupol, Bucha, Irpin, Borodyanka, Kharkiv e Severodonetsk.

O plano inicial da Rússia era deflagrar uma ofensiva para conquistar rapidamente Kiev, mas recuou diante da resistência ucraniana e passou a se concentrar na tomada do Donbass – onde ficam as províncias de Donetsk e Lugansk, palcos de conflitos separatistas desde 2014 –que dá acesso ao Mar Negro.

A conquista definitiva do Donbass permitirá a Vladimir Putin dificultar ao máximo a exportação de alimentos, estratégia para se contrapor aos embargos decretados pelo Ocidente. Em matéria anterior, o UCHO.INFO afirmou que a ameaça de uma crise alimentar global seria usada como arma por Putin. Na ocasião, ninguém deu a devida atenção ao nosso alerta.

 
O próprio Zelensky reconheceu na gravação que as forças russas controlam atualmente cerca de 20% do território ucraniano. Em pronunciamento nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou alcançou “alguns resultados em sua operação militar especial”.

“Diversas localidades foram libertadas e as pessoas podem começar a retomar a normalidade de sua própria vida. Esses esforços continuarão até o atingimento de todos os objetivos da operação militar especial”, declarou Peskov, repetindo o eufemismo adotado na Rússia para não usar os termos “guerra” e “invasão”.

Por outro lado, o secretário-geral adjunto da ONU, Amin Awad, afirmou que a guerra na Ucrânia “não terá vencedores”. “Pelo contrário, assistimos por 100 dias ao que foi perdido: vidas, casas, trabalho e perspectivas”, acrescentou.

Atualmente, os combates estão concentrados em Severodonetsk, importante cidade de Lugansk e último obstáculo para a Rússia reivindicar o controle total da província.

As tropas invasoras já controlam cerca de 80% do município, enquanto a resistência ucraniana está cada vez mais restrita à zona industrial, situação semelhante à vista em Mariupol, na província de Donetsk.

A Rússia também intensificou os bombardeios contra Sloviansk, a 80 quilômetros de Severodonetsk. O serviço de inteligência do Reino Unido informa que Moscou já controla 90% da província de Lugansk e “provavelmente” chegará a 100% nas próximas duas semanas. (Com agências internacionais)