Encontrados pertences de desaparecidos no Valo do Javari, na Amazônia; corpos são periciados

 
A Polícia Federal (PF) afirmou neste domingo (12) que foram encontrados objetos pessoais pertencentes ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos na remota área do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, há uma semana.

Em nota, a PF afirmou que, durante o esforço de busca pelos desaparecidos, foram localizados os seguintes objetos: um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira; uma calça, um chinelo e botas pertencentes ao indigenista; botas e uma mochila pertencentes a Dom Phillips contendo roupas.

Também no domingo, o Corpo de Bombeiros informou ter encontrado na região das buscas uma mochila, calçados e um notebook, item que não foi mencionado na nota da PF.

De acordo com o coordenador da equipe dos Bombeiros em Atalaia do Norte, Barbosa Amorim, citado pelo portal G1, os objetos foram achados próximo à casa de Amarildo da Costa de Oliveira, suspeito de envolvimento no desaparecimento que está preso. A mochila estava amarrada a uma árvore em uma área de igapó, região alagada da Floresta Amazônica, de acordo com mergulhadores dos bombeiros.

Mais cedo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que localizou uma embarcação na área das buscas, possivelmente de propriedade de Oliveira, pescador mais conhecido como “Pelado”.

Na nota, a PF afirma que a busca fluvial e o reconhecimento aéreo na região concentram-se sobretudo na área onde foi encontrada a embarcação aparentemente de Oliveira.

“No esforço de busca foram percorridos cerca de 25 km, com procuras minuciosas pela selva, em trilhas existentes na região, áreas de igapós e furos do Rio Itaquaí”, destaca o comunicado.

“Nada é mais importante do que a busca pelos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips. Os órgãos federais e estaduais reforçam o compromisso com a elucidação dos fatos e mantém a esperança de encontrá-los”, afirma a PF.

 
Matérias relacionadas
. Jornalista inglês e indigenista desaparecem na Amazônia, na região do Vale do Javari
. Após nota torpe do Exército, Bolsonaro fala em “aventura não recomendável” de indigenista e jornalista
. Justiça Federal ordena reforços nas buscas por jornalista britânico e indigenista desaparecidos
. PF realiza perícia em barco de suspeito por desaparecimento de jornalista e indigenista no Amazonas

Corpos encontrados

A mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio, disse nesta segunda-feira (13) que os corpos dele e do indigenista Bruno Pereira foram encontrados. Em nota, a PF negou que os corpos dos dois tenham sido encontrados. A associação indígena Univaja, que denunciou o desaparecimento dos dois, não confirmou.

Alessandra, após receber a informação, foi contada por telefone pela PF, que confirmou a localização de dois corpos e que precisavam ser periciados para identificá-los.

Ainda de acordo com Alessandra, a Embaixada Britânica – que já havia comunicado aos irmãos de Dom Phillips a localização dos corpos do jornalista e do indigenista – ratificou a informação da PF.

O jornal britânico “The Guardian”, para o qual Dom Phillips trabalhou, afirma que a família do jornalista foi informada da localização de dois corpos pela embaixada brasileira no Reino Unido.

“Ele [o representante da embaixada] não descreveu a localização e disse que foi na floresta e que estavam amarrados a uma árvore e ainda não haviam sido identificados, disse Paul Sherwood, cunhado de Phillips, ao tabloide britânico.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.