Ameaças à democracia e às eleições têm piorado a situação de Jair Bolsonaro, que busca a reeleição

 
Como temos afirmado nas últimas semanas, torna-se cada vez mais difícil a situação do presidente Jair Bolsonaro em relação às eleições de outubro, já que o chefe do Executivo enfrenta os efeitos adversos das investidas contra a democracia, as urnas eletrônicas e a Justiça Eleitoral.

Na esteira das muitas críticas às declarações golpistas do presidente da República, servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgaram na quarta-feira (20) nota de apoio ao sistema eleitoral do País, expressando “confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro” e frisando não haver “qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema”, há 26 anos.

O texto foi divulgado dois dias após o presidente Jair Bolsonaro ter feito novos ataques às urnas eletrônicas em reunião com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, quando voltou a levantar, de novo sem provas, suspeitas já plenamente refutadas sobre o sistema de votação.

Assinado pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis), o comunicado ressalta que os servidores reforçam compromisso com “o Estado Democrático de Direito, a Constituição da República e o respeito irrestrito e inegociável aos direitos e garantias dos cidadãos”.

O documento destaca que os profissionais de inteligência prestam “apoio técnico especializado” à Justiça Eleitoral no fornecimento e na implementação dos sistemas de criptografia que garantem a segurança, o sigilo e a inviolabilidade dos programas e dos dados das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil.

Presidente da Intelis renuncia

O presidente da Intelis, Daniel Macedo, foi contrário à manifestação dos trabalhadores da Abin, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Após a nota ter sido divulgada, ele pediu desligamento do cargo por “motivos pessoais”.

“Eu fiquei desconfortável com a exposição neste momento. A minha postura é mais discreta, menos combativa, e esse debate [sobre as urnas eletrônicas] ficou muito acalorado. Eu preferi um caminho de diálogo, de maneira mais pacífica e suave”, disse Daniel Macedo à Folha.

 
Matérias relacionadas
. Imprensa internacional vê Bolsonaro repetir roteiro golpista de Donald Trump
. Bolsonaro começa a ser abandonado por militares, policiais federais e integrantes da base de apoio
. Integrantes da PF desmentem Bolsonaro e afirmam não haver indícios de fraude no sistema eleitoral
. Comandantes das Forças Armadas e servidores da Abin se posicionam contra o discurso golpista de Bolsonaro

Na terça-feira (19), um dia após o encontro de Bolsonaro com diplomatas estrangeiros, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou comunicado afirmando que as eleições brasileiras são um modelo para o mundo e que os americanos confiam na força das instituições do Brasil.

No mesmo dia, um grupo de nove deputados da oposição pediu ao STF que autorize uma investigação contra Bolsonaro pelos seus ataques ao sistema eleitoral.

“Não pode o representado usar do cargo de presidente da República para subverter e atacar a ordem democrática, buscando criar verdadeiro caos no país e desestabilizar as instituições públicas”, diz o documento enviado ao STF.

Também nesta terça-feira, um grupo de 43 procuradores dos direitos do cidadão em todo o país enviou à Procuradoria-Geral da República uma “notícia de ilícito eleitoral” contra Bolsonaro, com o objetivo de pressionar Aras a investigar o presidente pelo “ataque explícito ao sistema eleitoral, com inverdades contra a estrutura do Poder Judiciário Eleitoral e a democracia”.

A imprensa estrangeira repercutiu a apresentação de Bolsonaro no Palácio do Alvorada, comparando as atitudes do governante brasileiro ao comportamento do ex-presidente americano Donald Trump. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.