Chile convoca embaixador brasileiro em Santiago após declaração irresponsável de Bolsonaro

 
O governo do Chile convocou nesta segunda-feira (29) o embaixador do Brasil em Santiago, Paulo Soares Pacheco, em protesto contra declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre o líder chileno, Gabriel Boric, na véspera.

Durante o primeiro debate entre os candidatos à Presidência, realizado no domingo (28), Bolsonaro acusou Boric de incendiar metrôs durante os protestos de 2019 no Chile.

A fala veio durante as considerações finais do presidente no debate, que foi organizado pelo Grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, UOL e TV cultura. Assim como seus adversários, Bolsonaro tinha dois minutos para fazer suas últimas declarações.

Em vez de promover suas propostas de governo, que continuam sem empolgar o eleitorado, o candidato à reeleição usou o tempo para listar alguns líderes latino-americanos que teriam ligações com o ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Palácio do Planalto.

“Quem o ex-presidiário apoiou no passado? Apoiou o [Hugo] Chávez, apoiou o [Nicolás] Maduro”, disse Bolsonaro. “Lula apoiou o presidente do Chile também. O mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs lá no Chile. Para onde está indo o nosso Chile?”, completou o chefe do Executivo federal, que durante o debate atacou o presidente da Argentina.

A declaração de Bolsonaro provocou repúdio no governo do Chile, que negou as acusações contra Boric e enviou citação ao embaixador brasileiro, informou o jornal chileno “La Tercera”. Na diplomacia, a convocação de um embaixador para esclarecimentos é uma demonstração de descontentamento.

Na última semana, em São Paulo, Bolsonaro disse a um grupo de empresários que eles deveriam se empenhar para que ele seja reeleito, como forma de evitar que o Brasil siga o rumo do Chile, que por ter escolhido um presidente de esquerda estaria passando por problemas graves.

“O Brasil não pode entrar no trenzinho de Cuba, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia. O Brasil não pode entrar nesse trenzinho. Se entrar, acabou. Todos vão sofrer”, afirmou na ocasião.

 
“A desinformação corrói a democracia”

“Quero declarar diante das afirmações do presidente Bolsonaro do Brasil, ontem em um debate eleitoral, em que ele acusou diretamente o presidente Gabriel Boric de ter queimado o metrô: como governo, consideramos tais declarações gravíssimas, obviamente são absolutamente falsas”, disse a ministra chilena das Relações Exteriores, Antonia Urrejola, citada pelo jornal.

Ela acrescentou que o governo em Santiago lamenta que, “em um contexto eleitoral, se aproveitem e polarizem as relações bilaterais através da desinformação e das notícias falsas”.

“A desinformação e as notícias falsas corroem a democracia, mas também nesse caso corroem a relação bilateral. Estamos absolutamente convencidos de que essa não é a forma de fazer política”, completou Urrejola.

Em comunicado à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Chile afirmou que as declarações de Bolsonaro “são inaceitáveis e não condizem com o tratamento respeitoso que se devem os chefes de Estado, nem com as relações fraternas entre dois países latino-americanos”.

Apesar da fala desrespeitosa de Bolsonaro, a ministra ressaltou que “a relação com o Brasil, um povo irmão, com uma história comum, com desafios comuns, deve continuar se fortalecendo, e esperamos continuar enfrentando os desafios como povos irmãos que somos, para além dessas declarações”.

Hostilidades de Bolsonaro

De acordo com o “La Tercera”, a reação do governo chileno veio após conversas entre Urrejola e o presidente Boric a fim de encontrar uma saída que lhes permitisse confrontar as declarações de Bolsonaro, especialmente em meio à relação tensa entre os dois países desde a posse do chefe de Estado chileno, um ex-líder estudantil de esquerda, em março.

Segundo o governo do Chile, a hostilidade de Bolsonaro vai além de suas declarações polêmicas. Mais de cinco meses após Santiago ter indicado o nome de Sebastián Depolo para embaixador no Brasil, a proposta ainda não foi respondida pelo governo brasileiro. O gesto, segundo o jornal, foi interpretado a nível diplomático como uma recusa do líder brasileiro.

Assim, a mais recente acusação de Bolsonaro contra Boric foi considerada pelo governo chileno uma nova afronta ao país, sendo que tanto a chanceler quanto o presidente entenderam que era preciso “elevar o tom” e dar um sinal mais concreto, escreveu o jornal.

Não é a primeira vez que Bolsonaro ataca o governo do Chile, usando o país como exemplo para criticar governos vizinhos de esquerda. Em 18 de agosto, durante um ato de campanha no interior de São Paulo, ele proferiu uma fala semelhante: “Olha para onde estão indo esses países. Olha o nosso Chile para onde está indo. Vocês querem isso para o Brasil?” (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.