Ipec: pesquisa mostra Lula na liderança com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32%

 
Encomendada pela TV Globo, a pesquisa Ipec sobre a corrida presidencial, divulgada na noite desta segunda-feira (29), não trouxe alterações em relação ao levantamento anterior. Mesmo assim, as pesquisas não podem ser comparadas, pois antes não constava o nome de Roberto Jefferson (PTB) como candidato.

Candidato da aliança partidária liderada pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a disputa com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar com 32%.

Lula e Bolsonaro têm exatamente os mesmos índices de intenções de voto registrados na pesquisa Ipec de 15 de agosto, o que indica estabilidade na disputa. Considerados os votos válidos apontados pela pesquisa, Lula venceria no primeiro turno se a eleição presidencial fosse hoje.

Ciro Gomes, candidato do PDT ao Palácio do Planalto, aparece em terceiro lugar com 7% das intenções, seguido por Simone Tebet (MDB) com 3% e Felipe d’Avila (Novo) com 1%. No limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Simone Tebet está tecnicamente empatada com Ciro e d’Avila.

 
Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

O Ipec também testou um cenário de segundo turno. De acordo com a pesquisa, Lula e Bolsonaro ambos oscilaram na margem de erro em eventual segundo turno. Na pesquisa anterior, o petista aparecia com 51% dos votos, hoje tem 50%. O atual presidente da República tinha 35%, agora tem 37%. Brancos e nulos eram 9%, e indecisos, 5% (agora são 4%).

Um dos mais importantes dados de pesquisas eleitorais, o índice de rejeição tem recebido atenção redobrada das campanhas de Bolsonaro e Lula. Segundo a pesquisa Ipec, o candidato do PL tem 47% de rejeição (46% no levantamento anterior), contra 36% de Lula (33% no levantamento anterior).

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.