Desmatamento na Amazônia em agosto é o maior em dez anos

 
Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados nesta quarta-feira (31) revelam que a área desmatada da Amazônia em agosto de 2021 é a maior para o mês em dez anos.

De acordo com o sistema de monitoramento, somente em agosto de 2021 foram desmatados 1.606 quilômetros quadrados de floresta, 7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior, e correspondente a cinco vezes a área de Belo Horizonte.

Desde o início do ano, o desmatamento atingiu 7.715 quilômetros quadrados da região amazônica, 48% a mais do que no mesmo período no ano passado, segundo o Imazon.

Os meses de março, abril, maio e julho também tiveram as maiores áreas de floresta desmatada nos últimos 10 anos. Os dados indicam o fracasso das medidas do governo de Jair Bolsonaro para combater e evitar o desmatamento.

 
Passando a boiada

É importante ressaltar que Bolsonaro, durante a fatídica reunião ministerial de 22 de abril de 2020, não esboçou qualquer reação ao ouvir o então ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, falar em “passar a boiada” para mudar as regras ambientais.

Em 22 de junho de 2021, um dia antes de ser demitido, Salles recebeu elogios de Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto. “Prezado Ricardo Salles, você faz parte dessa história. O casamento da Agricultura com o Meio Ambiente foi um casamento quase perfeito”, disse o chefe do Executivo federal.

Salles é alvo de investigações que tramitavam no Supremo Tribunal federal (STF) em razão do foro privilegiado, que após sua demissão foram remetidas à primeira instância. No âmbito da Operação Handroanthus, a PF identificou a digital de Ricardo Salles no caso que terminou com a apreensão de 226 mil metros cúbicos de madeira extraídos ilegalmente por organizações criminosas, segundo o STF.

Pará apresenta pior registro

Pará e Amazonas seguem como os estados que mais desmatam, responsáveis por 66% da área devastada em agosto.

Somente no território paraense, foram desmatados 638 quilômetros quadrados em agosto, o que corresponde a 40% de todo om desmate na Amazônia Legal.

No Amazonas, o desmatamento atingiu 412 quilômetros quadrados, ou 26% do total. Em terceiro lugar, pela primeira vez, aparece o Acre, com 236 quilômetros quadrados de área destruída. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.