Ipec: Lula lidera com 46% das intenções de voto e pode vencer a corrida presidencial no primeiro turno

 
O ex-presidente Lula (PT) continua na liderança da disputa pela Presidência da República, de acordo com dados da pesquisa do Instituto Ipec, divulgada nesta segunda-feira (12).

Os dados mostram oscilações dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas sugerem uma consolidação da preferência dos eleitores, a três semanas das eleições.

De acordo com o levantamento, Lula oscilou positivamente, chegando a 46% das intenções de voto, em comparação aos 44% registrados na pesquisa anterior, do dia 5 de setembro. Os números apontam para a possibilidade de vitória de Lula ainda no primeiro turno.

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) manteve os mesmos 31% de intenções de voto da sondagem anterior, quando oscilou um ponto para baixo. Nos votos válidos, que não consideram brancos e nulos, Lula aparece com 51%, contra 35% de Bolsonaro.

Nos votos totais, em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7% (queda de 1 ponto), seguido da senadora Simone Tebet (MDB), que manteve os mesmos 4% da pesquisa anterior.

Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) continuam com 1% cada. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (PDC), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas registraram menos de 1% das intenções de voto.

Pablo Marçal (Pros) não constou na pesquisa por sua candidatura ter sido indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não opinaram, 4%.

 
Segundo turno

No caso de eventual segundo turno, Lula aparece novamente como favorito na disputa com Bolsonaro. De acordo com o Ipec, o petista venceria com 53% dos votos – oscilando 1 ponto para cima desde a última pesquisa –, enquanto Bolsonaro ficaria com o mesmo número registrado há uma semana, 36%.

O Ipec revelou que 80% dos eleitores dizem estar decididos sobre em quem votar nas eleições de outubro.

Rejeição e avaliação do governo

Metade do eleitorado (50%) diz não votar em Bolsonaro de jeito nenhum (contra 49% do levantamento anterior), enquanto Lula é rejeitado por 35% (36% há uma semana). Ciro Gomes tem 17% de rejeição, enquanto o nome de Simone Tebet foi rejeitado por 7% dos entrevistados.

A avaliação do governo Bolsonaro oscilou negativamente, dentro da margem de erro da pesquisa; 59% dos entrevistados reprovam a maneira como o presidente governa o País, enquanto 35% aprovam. No dia 5 de setembro, a reprovação à administração do presidente era de 57%, e a aprovação, 38%. Os que dizem não saber avaliar permaneceu inalterado (5%).

O Ipec ouviu 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, levando-se em conta um nível de confiança de 95%.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.