Ipec: Lula oscila para cima e tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro permanece estagnado com 31%

 
Quem acompanhou a trajetória política do golpista Jair Messias Bolsonaro sabe interpretar suas declarações nas entrelinhas. Em Londres, desrespeitando todos os protocolos e o bom-senso diplomático, o presidente brasileiro discursou, em tom de campanha eleitoral, para os fanáticos convertidos, ocasião em que afirmou “não tem como não ganhar no primeiro turno”. Tal fala é o mais novo ensaio da confusão programada para depois dos resultados das urnas.

Quando fez essa afirmação, Bolsonaro tinha consciência de que uma derrota no primeiro turno torna-se cada vez mais possível, já que o ex-presidente Lula, seu principal adversário, lidera as pesquisas eleitorais. Faltando menos de duas semanas para as eleições, a situação do atual chefe do Executivo federal piora com o passar dos dias. Esse cenário comprova que as inconstitucionais PEC Kamikaze e a PEC dos Combustíveis não surtiram os efeitos esperados pelo Palácio do Planalto.

Divulgada na noite desta segunda-feira (19), a mais recente pesquisa do instituto Ipec mostrou que Lula oscilou positivamente, dentro da margem de erro, saltando de 46% para 47% das intenções de voto. Segundo colocado na corrida presidencial, Bolsonaro permaneceu estagnado com 31%.

Um detalhe preocupou a equipe de campanha de Jair Bolsonaro: considerados apenas os votos válidos, ou seja, não contabilizando brancos e nulos, Lula aparece com 52%, contra 34% de Bolsonaro. Em outras palavras, a vitória no primeiro turno seria possível se a eleição fosse hoje.

Nos votos totais, em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com os mesmos 7% do levantamento anterior, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), que somou 5%, ou seja, um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior. Soraya Thronicke (União Brasil) continua com 1%.

Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (PDC), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas registraram menos de 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% e não sabem/não opinaram, 4%.

 
Matéria relacionada
. Ipec: Lula lidera com 46% das intenções de voto e pode vencer a corrida presidencial no primeiro turno

Segundo turno

No caso de um eventual segundo turno, Lula aparece novamente como favorito na disputa com Bolsonaro. De acordo com o Ipec, o petista venceria com 54% dos votos – oscilando 2 pontos para cima desde a última pesquisa –, enquanto Bolsonaro caiu um ponto percentual, de 36% para 35%.

O Ipec revelou que 80% dos eleitores dizem estar decididos sobre em quem votarão nas eleições de outubro. Os que dizem que ainda podem mudar de voto são 19%.

Rejeição e avaliação do governo

Metade do eleitorado (50%) diz não votar em Bolsonaro de jeito nenhum (mesmo percentual do levantamento anterior), enquanto Lula é rejeitado por 33% (2% a menos do que há uma semana). Ciro Gomes tem 15% de rejeição, enquanto o nome de Simone Tebet foi rejeitado por 6% dos entrevistados.

A avaliação do governo Bolsonaro se manteve a mesma da pesquisa anterior: 59% dos entrevistados reprovam a maneira como o presidente governa, enquanto 36% aprovam. O número dos que dizem não saber avaliar é de 5%.

O Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, levando-se em conta um nível de confiança de 95%.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.