Bolsonaro e asseclas falam em vitória no 1º turno, pesquisas mostram o contrário; sobra violência no País

 
Em agosto de 2022, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos próceres do Centrão, decidiu palpitar sobre a corrida presidencial. “Bolsonaro chega ao 1º turno na frente”, disse um dos responsáveis pelo sequestro do orçamento secreto.

As pesquisas eleitorais confiáveis têm mostrado que Jair Bolsonaro não apenas permanece em segundo lugar, mas enfrenta dificuldade para encurtar a distância para o ex-presidente Lula, que lidera a disputa pela Presidência da República.

Em 16 de setembro passado, Ciro Nogueira cometeu a ousadia de profetizar a vitória de Bolsonaro em “18 ou 19 estados”. A aposta é temerária, talvez fruto de um devaneio qualquer, pois beira a insanidade política imaginar que o ex-presidente Lula só tem capacidade de vencer em no máximo 8 unidades da federação.

“É muito difícil um presidente ganhar em 18 ou 19 estados e perder eleição para presidente. E isso está agora. Hoje o presidente só perde no Nordeste e no Pará. Não perde em nenhum outro estado. Nós estamos virando em Minas [Gerais], que nós estávamos perdendo. Em São Paulo a gente já virou. Rio de Janeiro nós já viramos, o Sul nem se fala, o Centro-Oeste, o Norte todo, exceto Pará, que acho que a gente ainda está atrás”, disse.

“Ele vai ganhar em praticamente todas as capitais e nas grandes cidades”, garantiu o ministro em entrevista ao jornalista Luís Ernesto Lacombe, um defensor do presidente da República.

Na última segunda-feira (19), o instituto Ipec divulgou a mais recente pesquisa eleitoral, com Lula liderando a disputa com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%. Foi o bastante para o ministro Fábio Faria (Comunicações) e sabujo de plantão se revoltar com os números e defender o fechamento do Ipec.

“TSE, anote esses números que o IPEC está dando, que no dia 02 de outubro a população vai cobrar o fechamento desse instituto. Chega desses absurdos com pesquisas eleitorais!!! A hora da verdade está chegando”, escreveu Faria em sua conta no Twitter.

 
No último domingo (18), em Londres, para onde viajou com o intuito de fazer campanha eleitoral à sombra do funeral da rainha Elizabeth II, Bolsonaro ampliou o terreno para o golpe ao dizer para apoiadores “não tem como não ganhar no primeiro turno”.

As pesquisas recentes mostram que existe a possibilidade concreta de Lula vencer no primeiro turno, mas Bolsonaro prefere avançar no campo do delírio e induzir o eleitorado a erro. Os institutos de pesquisa têm mostrado que Lula vencerá a corrida presidencial, mesmo em eventual segundo turno.

Presidente da Câmara dos Deputados e sócio de Ciro Nogueira no “sequestro” do orçamento secreto, Arthur Lira também decidiu fazer eco ao discurso golpista de Bolsonaro. Nesta quinta-feira (22), Lira usou as redes sociais para criticar os institutos de pesquisa e sugeriu punição aos que errarem nas previsões eleitorais.

“Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço”, afirmou Arthur Lira. “Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura. Não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais. Isso fere a democracia”, completou.

Desprovido de coragem, Arthur Lira, na sequência, voltou às redes sociais para explicar que não acusou “nenhum instituto de manipular pesquisa”. “Apenas, como milhares de brasileiros, não entendo tantas divergências de números. Devemos agir dentro da legalidade para evitar manipulações. Quem vestiu a carapuça precisa se explicar”, escreveu.

O Brasil chegou a um cenário político tão repugnante, que figuras do naipe de Arthur Lira e Ciro Nogueira ousam falar em legalidade, como se os respectivos passados não os condenassem.

Fábio Faria, que profetizou a vitória de Bolsonaro no primeiro turno, mudou de ideia, mesmo defendendo o fechamento do Ipec. Nesta quinta-feira, Faria, que em pé não fala aquilo que sentado escreve, disse lamentar o tom eleitoral e que aposta na vitória de Bolsonaro no segundo turno.

“Nunca vi nenhuma possibilidade, em nenhum momento passou pela minha cabeça a possibilidade de a eleição ser [resolvida] no primeiro turno”, afirmou Fábio Faria ao participar do “Spaces”, do jornal “Folha de S.Paulo”.

 
Para azedar o ânimo do entourage presidencial, a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira, aponta Lula com 47% das intenções de voto – o petista oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro –, enquanto Bolsonaro ficou estagnado em segundo lugar, com 33%. Os números revelam que aumentou a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno.

Os descontrolados apoiadores de Jair Bolsonaro acreditam na vitória, o presidente da República diz ser impossível não vencer no primeiro turno, Fábio Faria mudou de ideia e já fala em vitória no segundo turno, ou seja, vencer é página virada no bolsonarismo, restando apenas saber quando isso acontecerá.

Violência deliberada

A confiança dos convertidos ao bolsonarismo não combina com as atitudes dos apoiadores do chefe do Executivo, o golpista da vez. Na tarde da última terça-feira (20), um pesquisador do instituto Datafolha foi agredido por um bolsonarista na cidade paulista de Ariranha.

O profissional do Datafolha entrevistava um morador local quando um homem, identificado como Rafael Bianchini, se aproximou e, aos gritos, exigiu que também fosse ouvido na pesquisa. “Só pega Lula e vagabundo”, disse o agressor.

O pesquisador, de 32 anos, ignorou a intromissão e encerrava a entrevista quando foi atingido pelas costas, fazendo com que o tablet usado na pesquisa caísse ao chão. Quando o pesquisador reagiu para se defender, passou a ser atacado também pelo filho do bolsonarista. Vizinhos afastaram o agressor, mas ele entrou em sua casa e retornou empunhando uma faca do tipo peixeira.

Ex-banqueiro e ativo nas redes sociais com posicionamentos coerentes e baseados nos fatos, Eduardo Moreira foi obrigado a cancelar vários compromissos agendados para os próximos meses como forma de preservar a própria segurança. Crítico ferrenho de Bolsonaro e seu governo, ele vem recebendo ameaças de vários tipos, inclusive de morte, desde que, em maio de 2020, seu nome foi incluído em relatório encomendado pelo Ministério da Economia para identificar “detratores” da política comandada pelo ainda ministro Paulo Guedes, o tal “Posto Ipiranga”.

Na madrugada de quarta-feira (21), a janela de um apartamento localizado na cidade de Recife, que tinha a bandeira do PT, foi atingida por tiros. O caso aconteceu no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana. Moradores do edifício relataram ter ouvido duas sequências de disparos por volta das 3h30.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.