Líderes internacionais comemoram vitória de Lula no segundo turno da eleição presidencial

 
Derrotado nas urnas do segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro, enquanto presidente da República, isolou o Brasil no campo da diplomacia e das relações exteriores, transformando o País em pária internacional. Isso fez com que o Brasil se tornasse um “player” global alijado de muitas decisões, mesmo que o chefe do Executivo afirmasse o contrário.

O desrespeito aos direitos humanos e às questões ambientais por parte do governo Bolsonaro levaram muitos líderes internacionais a se distanciarem do Brasil. Na melhor das hipóteses mantiveram uma proximidade protocolar, como manda a boa diplomacia, mas a preponderância do viés ideológico do governo produziu estragos consideráveis.

Com a confirmação da vitória do ex-presidente Lula, vários líderes internacionais não perderam tempo e logo cumprimentaram o petista pelo triunfo nas urnas. Essas manifestações resgataram a forma descortês como Bolsonaro tratou seus homólogos ao longo dos últimos quatro anos.

O primeiro a se manifestar foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que mesmo antes do anúncio oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escreveu “Viva Lula” em sua conta no Twitter. Nos últimos dias, Petro declarou abertamente apoio a Lula.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também se manifestaram. Na Europa, as primeiras declarações vieram do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e do presidente da França, Emmanuel Macron. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que teve sua eleição reconhecida por Bolsonaro depois de meses, também cumprimentou o petista.

“Envio meus parabéns ao Lula por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, escreveu Joe Biden.

“Parabéns, querido Lula, por sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, enfatizou o francês Emmanuel Macron.

“Viva Lula”, escreveu o colombiano Gustavo Petro. Já o chileno Gabriel Boric publicou nas redes sociais “Lula. Alegria!”.

“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente o Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais” destacou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

 
O presidente português Marcelo Rebelo de Souza, que no último Sete de Setembro foi esnobado por Bolsonaro, também cumprimento Lula: “Tenho a certeza de que o mandato de Lula corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.

“Parabéns, Lula, pela vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seus sucessos serão os do povo brasileiro”, publicou Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha.

Presidente da vizinha Argentina, Alberto Fernández, duramente criticado por Bolsonaro, foi célere ao cumprimentar o petista. “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos.”

A vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, também usou as redes sociais para exaltar a vitória de Lula. “Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, escreveu.

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou”, escreveu o tiranete Nicolás Maduro, uma espécie de Jair Bolsonaro com o fio trocado.

“Temos certeza de que Lula voltará a trabalhar para os mais pobres e restaurará a dignidade e a soberania de seu país nas relações exteriores. A Grande Pátria te abraça, irmão!”, assim escreveu o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales.

Chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell escreveu: “Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns pela sua eleição, Lula! Estou ansioso para trabalhar juntos e promover as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado.”

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, foi às redes sociais para cumprimentar o presidente brasileiro eleito. “Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países e entregar bons resultados aos canadenses e brasileiros, além de avançar nas nossas prioridades em comum, como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, escreveu.

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador também cumprimentou o petista: “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo.”


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.