Mourão quebra silêncio do governo e envia mensagem a Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito

 
O vice-presidente Hamilton Mourão enviou nesta segunda-feira (31) mensagem de texto parabenizando o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, no primeiro contato público de membros do alto escalão do governo com a chapa vencedora da corrida ao Palácio do Planalto.

Em seguida, o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para Mourão agradecendo a mensagem de texto. De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, interlocutores de Alckmin afirmaram que a conversa foi cordial.

Na mensagem de texto, Mourão se colocou à disposição de Alckmin para ajudar no processo de transição de governo envolvendo as questões da Vice-Presidência. Mourão também convidou seu sucessor a ir à residência oficial dos vices em Brasília.

Nas eleições deste ano, Antonio Hamilton Mourão foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul, por isso não concorria na chapa de Jair Bolsonaro (PL). Para um eventual segundo mandato, o atual presidente escolheu para vice Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa.

 
O contato entre vices ocorre em meio ao obsequioso silêncio de Bolsonaro após a derrota no domingo, que já completa mais de 28 horas.

É de praxe que candidatos derrotados telefonem para o candidato eleito e reconheçam sua vitória. Em 2018, após o segundo turno das eleições presidenciais, Fernando Haddad (PT) reconheceu a vitória de Bolsonaro no mesmo dia da votação.

Também nesta segunda-feira, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, conversou por telefone com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. De acordo com a “Folha”, ele também se colocou à disposição e disse esperar a orientação de Bolsonaro para indicar a equipe de transição.

Durante o processo de transição de governo, antes da posse de Lula em 1º de janeiro de 2023, a equipe do presidente eleito colhe informações do atual governo e planeja as ações do próximo.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.