Seleção alemã perde patrocínio após Fifa proibir uso da braçadeira “One Love” na Copa do Qatar

 
A proibição imposta pela Fifa do uso da braçadeira com os dizeres “One Love” (“Um só amor”) às seleções na Copa do Mundo do Qatar gerou reações negativas na Alemanha.

Várias seleções europeias – incluindo a Alemanha – chegaram a anunciar que pretendiam usar, durante os jogos da Copa do Mundo de 2022, a braçadeira colorida contra a discriminação LGBTQIA+ no Qatar.

Por fim, as equipes acabaram desistindo na segunda-feira perante a ameaça de “sanções esportivas” da Fifa, que anunciou que poderia penalizar com cartão amarelo os jogadores que exibissem esse lema.

Em reação à atitude da Fifa, a cadeia alemã de supermercados Rewe se tornou o primeiro dos grandes patrocinadores a encerrar publicamente sua colaboração com a Confederação Alemã de Futebol (DFB).

“Defendemos a diversidade – e o futebol também é diversidade. Vivemos essa atitude e defendemos essa atitude – mesmo se enfrentarmos possíveis resistências”, afirmou o diretor do Rewe, Lionel Souque, segundo comunicado divulgado pela rede supermercadista.

“A atitude escandalosa da Fifa é, para mim, absolutamente inaceitável como CEO de uma empresa diversificada e como torcedor de futebol”, escreveu Souque.

Segundo a nota, a empresa se viu forçada a “se distanciar de maneira clara do posicionamento da Fifa e remover seus direitos publicitários do contrato com a DFB, especialmente no contexto da Copa do Mundo”.

O fim da cooperação, porém, não é inesperado. O Rewe já havia informado a DFB em outubro que não prolongaria o acordo de parceria de longo prazo. Na época dessa decisão, não havia nenhuma conexão com a Copa do Mundo.

À luz das decisões da Fifa, a empresa decidiu suspender em caráter imediato o contrato com a DFB e renunciar aos direitos de propaganda.

 
Adidas pede mais tolerância

A fornecedora de materiais esportivos Adidas – parceira da Fifa e da DFB – reagiu de maneira mais cautelosa. A empresa pediu uma atitude mais liberal nas discussões em torno da braçadeira.

“Estamos convencidos de que o esporte deve ser aberto a todos”, disse o porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen. “Apoiamos nossos jogadores e equipes quando eles promovem mudanças positivas. O esporte oferece um palco importante para essa discussão.”

A Fifa proibiu as federações europeias de utilizarem a braçadeira com as cores do arco-íris, que se tornou um símbolo de diversidade e tolerância. e ameaçou punir jogadores com sanções esportivas, incluindo cartões amarelos.

Alemanha, Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suíça acataram decisão, mas expressaram frustração com a inflexibilidade da entidade máxima do futebol mundial.

Nesta terça-feira (22), o diretor de mídia da DFB, Steffen Simon, disse à rádio alemã Deutschlandfunk que os times foram vítimas de chantagem “extrema” para não usar braçadeira. Ele mencionou o caso da Inglaterra, que seria o primeiro time a usar a braçadeira na segunda-feira na partida contra o Irã, afirmando que a equipe foi ameaçada com várias sanções esportivas.

“O diretor do torneio foi até o time inglês e falou sobre várias violações de regras e ameaçou com sanções esportivas massivas sem especificar quais seriam”, disse Simon.

“Perdemos a braçadeira e é muito doloroso, mas somos as mesmas pessoas de antes com os mesmos valores. Não somos impostores que afirmam ter valores e depois os traem”, completou. “Estávamos em uma situação extrema, em uma chantagem extrema.” (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.