Sem qualquer prova de fraude, PL e Bolsonaro pedem ao TSE que urnas mais antigas sejam invalidadas

 
Mais um capítulo do plano golpista de Jair Bolsonaro veio a pública nesta terça-feira (22), pelas mãos de Valdemar Costa Neto, o “Boy”, presidente do Partido Liberal (PL), agremiação à qual é filiado o chefe do Executivo.

Em representação enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL afirma que Bolsonaro teve 51,05% dos votos no segundo turno da eleição presidencial e venceu a disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para chegar a esse índice, a legenda pede a anulação dos votos de 279 mil urnas. O número representa mais da metade dos votos do País.

Após Costa Neto anunciar a conclusão do relatório do partido sobre as eleições, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que a sigla também inclua na ação questionamento sobre resultado do primeiro turno. Com isso, o partido está obrigado a questionar os números que fizeram do PL a maior bancada na Câmara, com 99 deputados.

 
Bolsonaro e Costa Neto entraram com ação no TSE pedindo que sejam desconsiderados os votos de 279 mil urnas, sob o argumento de que os modelos são anteriores a 2020 e têm o mesmo número de patrimônio. O PL alega que isso impediria a fiscalização dos equipamentos. Tais urnas eletrônicas já foram usadas nas eleições de 2018.

O presidente do PL não tinha intenção de questionar o resultado das eleições, mas pressionado por Bolsonaro e pelo clã presidencial acabou cedendo e aceitou se aventurar em mais um golpe contra a democracia.

Desde o ano passado, Jair Bolsonaro insiste em colocar em xeque a confiabilidade do sistema eleitoral, mas jamais apresentou uma prova sequer. É importante ressaltar que o sistema eleitoral brasileiro é reconhecido internacionalmente pela segurança e eficácia.

Recentemente, auditoria feita pelas Forças Armadas mostraram a lisura das eleições. Contudo, nos bastidores Bolsonaro continua afirmando ser vítima de uma “armação” da Justiça Eleitoral.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.