Ataque a tiros deixa sete mortos e vários feridos na cidade alemã de Hamburgo

 
Pelo menos sete pessoas morreram e várias outras ficaram feridas após um ataque a tiros no bairro de Alsterdorf, em Hamburgo, no norte da Alemanha, na noite desta quinta-feira (9), de acordo com informações publicadas pela imprensa alemã.

Segundo a polícia local, os responsáveis pelo ataque fugiram e ainda não foram encontrados. O Corpo de Bombeiros e a polícia teriam recebido diversas chamadas por volta das 21h15 relatando tiros na rua Deelböge, ao sul do aeroporto.

Jornais e sites alemães publicaram que a cena do crime é um centro da igreja cristã Testemunhas de Jeová. Além dos sete mortos – número ainda não confirmado de maneira oficial pela polícia –, outras sete pessoas teriam ficado gravemente feridas, e mais 17 tiveram ferimentos leves. O jornal “Bild” fala em sete mortos e 25 feridos, sendo oito com gravidade.

Policiais munidos de equipamentos antiterrorismo cercaram a área e estão à procura do suspeito ou suspeitos, já que não está claro se o crime foi cometido por uma ou mais pessoas.

 
No Twitter, a polícia de Hamburgo escreveu que “há, neste momento, uma grande operação policial em Alsterdorf. Estamos verificando os motivos e, em breve, informaremos aqui sobre desdobramentos”.

Um repórter da agência alemã de notícias dpa, citado no site da revista “Der Spiegel”, afirmou que há um grande contingente de forças segurança no local, sendo que a polícia fala em “situação de grande escala”. “Todos os mortos têm ferimentos de bala”, informou um porta-voz da corporação.

Segundo o “Hamburger Morgenpost”, por volta das 23 horas no horário local (19 horas em Brasília), a polícia ainda não tinha pistas sobre o paradeiro dos criminosos e, por isso, suspeita-se que o atirador possa ser um dos mortos no local do crime pelo fato de os policiais, ao chegarem, terem ouvido disparos em um andar superior do prédio, onde teriam encontrado um corpo.

O prefeito de Hamburgo, o social-democrata Peter Tschentscher, escreveu no Twitter que “os relatos de Alsterdorf são chocantes. Meus mais profundos sentimentos aos parentes das vítimas. Os serviços de emergência trabalham firme na busca pelo(s) atirador(es) e para esclarecer os motivos [do crime]. Por favor, observem as informações fornecidas pela polícia de Hamburgo”. (Com Deutsche Welle)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.