Presidente do Senado cria CPMI dos atos golpistas; parlamentares bolsonaristas estão preocupados

 
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira (26), durante sessão do Congresso Nacional, o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as invasões e depredações das sedes dos três Poderes em Brasília.

Em 8 de janeiro, as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram invadidas por terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado da eleição presidencial de 2022. De acordo com o texto lido nesta quarta, a chamada CPMI dos atos golpistas visa “investigar os atos de ação e omissão” ocorridos na data. O documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O próximo passo será a instalação da CPMI, composta por 16 deputados e 16 senadores titulares. Os líderes dos partidos indicarão os integrantes da comissão com base na representatividade das bancadas parlamentares, nas quais o Governo tem maioria. A duração inicial dos trabalhos da CPMI será de seis meses e a primeira reunião formal deve ocorrer em duas semanas.

Nos próximos dias também devem ser definidos o presidente e o relator da comissão, os dois principais cargos no colegiado. O governo Lula almeja a presidência. No entanto, enfrenta a resistência do PL de Bolsonaro, que se agarra à tradição segundo a qual o grupo que propõe a comissão também a lidera.

“Como autor do pedido, o PL aspira à presidência”, disse o deputado Altineu Cortes, líder do PL na Câmara.

Governo mudou de ideia

Inicialmente, a criação da CPMI foi promovida pela oposição, que sustenta, sem apresentar provas, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teria incorrido em “omissões” e “falhas” de segurança, com aparente intenção de gerar uma “onda de solidariedade”, embora os envolvidos nos ataques fossem apoiadores de Bolsonaro e o ex-presidente esteja sendo investigado por fomentar os ataques.

A versão, descrita como “bobagem” pelos partidos aliados do governo Lula, tem sido defendida sobretudo pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente.

Embora o governo inicialmente se opusesse à criação da CPMI em razão de um possível desgaste, passou a apoiar a investigação após a divulgação pela imprensa brasileira de vídeos que mostraram o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros funcionários da pasta, no interior do Palácio do Planalto, interagindo com os vândalos no dia da invasão.

Pouco depois da divulgação dos vídeos, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo apoiaria os trabalhos da comissão.

Entre os convocados para depor poderão estar políticos ligados a Bolsonaro, alguns dos quais presos. Entre eles está o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, em cuja residência a polícia encontrou uma minuta de decreto que propunha anular as eleições de outubro e manter Bolsonaro no poder.

 
Bolsonaristas preocupados

A base bolsonarista no Congresso Nacional tomou a iniciativa de propor a criação de uma CPMI para investigar os atos golpistas, embalada pelo falso discurso de que a onda de vandalismo que deixou um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes foi uma “armação” do atual governo.

O entusiasmo dos bolsonaristas aumento após a divulgação do vídeo em que o general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, aparece circulando no terceiro andar do Palácio do Planalto em meio aos vândalos que invadiram e depredaram a sede do Executivo federal. O vídeo não sugere, ne mesmo com muito esforço interpretativo, que Gonçalves Dias foi leniente diante dos vândalos.

Os parlamentares bolsonaristas não esperavam que o cenário poderia mudar tão rápida e radicalmente, em especial depois que o governo Lula passou a apoiar a CPMI. Além de Jair Bolsonaro, os generais da reserva Walter Braga Netto e Augusto Heleno são considerados alvos da investigação que ocorrerá no Congresso.

Tanto é assim, que Bolsonaro e o PL estão preocupados e tentando indicar o maior número possível de representantes para minimizar o estrago na CPMI, onde, até então, o governo tem maioria.

Depoimento de Bolsonaro

Também nesta quarta-feira, no âmbito das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, Bolsonaro disse em depoimento à Polícia Federal em Brasília que publicou “por engano” um vídeo com notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, pois estaria sob o efeito de medicamentos.

O depoimento, que durou cerca de duas horas, havia sido determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tendo por base uma postagem feita pelo ex-presidente em 10 de janeiro.

Na data, Bolsonaro compartilhou um vídeo com uma declaração de um procurador de Mato Grosso do Sul que sustenta teses infundadas sobre fraudes nas urnas eletrônicas, já desmentidas pelas autoridades. A postagem de Bolsonaro ocorreu apenas dois dias após a invasão das sedes dos três Poderes e foi retirada do ar poucas horas depois.

Na avaliação de Moraes, o post poderia indicar uma ligação entre o ex-presidente e os atos golpistas por apoiadores de Bolsonaro insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de outubro de 2022. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.