David Miranda, ex-deputado federal, morre aos 37 anos, no Rio de Janeiro

 
O ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) morreu nesta terça-feira (9), aos 37 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo jornalista Glenn Greenwald, marido do ex-parlamentar, no Twitter. “Ele morreu em paz, cercado de nossos filhos, família e amigos”, afirmou o jornalista.

O corpo do ex-deputado será velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na quarta-feira (10), das 10 às 15 horas. Miranda completaria 38 anos nesta quarta.

No dia 6 de agosto de 2022, David Miranda foi encaminhado à Clínica São Vicente com fortes dores abdominais, diagnosticadas posteriormente como quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado. Desde então ele estava na UTI.

Em setembro, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família anunciar a desistência da disputa em razão da internação. Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados. Em dezembro, a Câmara determinou a criação de uma junta médica para avaliar o estado de saúde do deputado.

Em março passado, Greenwald afirmou que o marido estava acordado e conversando. À época, o jornalista escreveu nas redes sociais que Miranda estava “quase sempre completamente acordado, comunicativo, alerta, atento, interativo e cada vez mais forte”.

David Miranda foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 2016. Ele também foi suplente do ex-deputado Jean Wyllys e assumiu o mandato em 2019, aos 32 anos, após o colega renunciar em razão de ameaças.

O maior desejo do ex-deputado era se tornar pai. “De longe, esse era o maior sonho dele, o que deu a ele o maior orgulho e propósito foi ser pai. Ele era o mais dedicado e amável pai. Ele me ensinou como ser pai”, disse Greenwald.

“David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossas crianças e nossas ONGs”, afirmou Glenn.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para lamentar a morte de David Miranda. “Meus sentimentos ao Glenn Greenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, escreveu o petista.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.