Supremo forma maioria para tornar réus mais 245 participantes dos ataques golpistas de 8 de janeiro

 
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (15) para tornar rés mais 245 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos golpistas que culminaram na invasão das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro.

A votação segue aberta em plenário virtual até as 23h59. Se o cenário se confirmar, ao final desta segunda-feira, o STF terá tornado, no total, 795 pessoas rés por envolvimento nos atos antidemocráticos de janeiro, ou seja, mais da metade dos 1.390 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O relator dos casos, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor de abrir as ações penais e foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Edson Fachin. Por outro lado, os ministros Nunes Marques e André Mendonça – ambos indicados à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – divergiram parcialmente e votaram por restringir o número de réus.

Até o começo da tarde desta segunda-feira, ainda estavam pendentes os votos de Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Atualmente, o STF conta com 10 ministros em vez de 11, pois Ricardo Lewandowski se aposentou no começo de abril e um novo magistrado ainda não foi indicado.

 
Os crimes

Esse é o quarto bloco de denúncias submetidas ao colegiado do STF e estão relacionados a dois inquéritos. Um deles investiga os executores materiais dos atos e inclui as denúncias em relação a crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e dano qualificado. O outro analisa os autores intelectuais e pessoas que instigaram os atos. Os acusados podem se tornar réus por incitação ao crime e associação criminosa.

Após se tornarem réus, a fase seguinte é a coleta de provas, que inclui os depoimentos e alegações das testemunhas de defesa e de acusação. Na sequência, caberá ao STF julgar se condena ou absolve os acusados. Não há prazo específico para esse julgamento.

Após o fim dessa votação, já na terça-feira (16) o STF inicia um novo julgamento, de outras 250 denúncias contra os acusados dos atos antidemocráticos. Ao final do quinto bloco, terão sido analisadas 1.045 denúncias. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.